As equipas do Ferroviário de Maputo e da União Desportiva do Songo são protagonistas hoje, a partir das 15.30 horas, no Estádio da Machava, do desafio da liderança do “Moçambola”, ocupando respectivamente a segunda e primeira posições, com sete e nove pontos, respectivamente.
O conjunto de Chiquinho Conde realiza nesta quarta jornada a sua segunda deslocação, depois de na primeira ter vencido, na Matola, a Liga Desportiva de Maputo. Os “hidroelétricos” conseguiram um arranque irrepreensível, com três vitórias em outros tantos jogos.
Os “locomotivas” estão igualmente em bom plano, a despeito de ganharem os seus jogos nas pontas finais. Em casa, a turma de Lucas Barrarijo parece forte e capaz de ganhar qualquer adversário.
Vai apitar ao jogo o árbitro Andilo Mamudo, assistido por Olívio Saimone e Abibo Adinane. Ema Novo será quarta árbitra.
Duelo empolgante perspectiva-se no Estádio 25 de Junho, onde o Ferroviário de Nampula recebe o promissor Clube do Chibuto. O conjunto de Arnaldo Salvado está pressionado a vencer e, doutro lado, o Clube do Chibuto sabe que para ser campeão tem de ganhar este tipo de partidas.
Zefanias Chijamela vai apitar o desafio, assistido por José Mhula e Carlos Mussane. Inácio Sitoe será quarto árbitro.
O campeão nacional, com um jogo em atraso, recebe na Beira ENH de Vilankulo, numa partida que se adivinha complicada para os visitantes orientados por João Chissano.
O árbitro será Eduardo Chissano, assistido por Balói e Roda Mondlane. Pereira António será quarto árbitro.
No Chibuto, a Associação Desportiva de Macuacua bate-se com o Maxaquene, numa altura que os “tricolores” demonstram estofo de boa equipa e ainda não perderam na prova, somando quatro pontos.
Feliciano dos Santos vai dirigir o encontro, coadjuvado por Arsénio Marrengula e Raimundo Artur, cabendo a Abdul Scander as funções de quarto árbitro.
O Costa do Sol, abaixo do previsto, desloca-se a Tete para enfrentar o Chingale, também com um mau arranque do campeonato e a precisar de pontos como do pão para a boca.
O argumento de festejar em Novembro, avançado pelo treinador “canarinho”, Nelson Santos, parece já esgotado e os adeptos exigem urgentemente a conquista de pontos.
O árbitro será Filimão Filipe, assistido por Domingos Machava e Castro Betane, sendo César Colar quarto árbitro.
Em Quelimane, o 1.º de Maio recebe Textáfrica de Chimoio no baptismo do sucessor de Abdul Omar, que protagonizou a primeira despedida de treinador da competição.
Jogo equilibrado em perspectiva a ser dirigido por Filimão Correia, coadjuvado por Cláudio Macamo e Joaquim Sambo. Jorge Álves será quarto árbitro.
No campo da Bela Vista, em Nacala, o Desportivo de Antero Cambaco enfrenta a UP Lichinga, num cruzamento entre emblemas que jogam pela manutenção e que nas primeiras jornadas deram sinais de vitalidade suficiente para conquistarem seus objectivos.
O jogo terá como árbitro Mário Tembe, assistido por Ivo Muiambo e Olinda Augusto, sendo Júlio Gonçalves quarto árbitro.
Todos os jogos iniciam às 15.30 horas.
Entretanto, quarta-feira próxima terá lugar no Estádio Nacional do Zimpeto, a partir das 18.30 horas, o confronto entre Maxaquene e Ferroviário da Beira, ora adiado devido a participação do campeão nacional nas eliminatórias da Liga dos Campeões Africanos.