Início » Moçambique enfrenta Malawi

Moçambique enfrenta Malawi

Por admin

A Selecção Nacional de Futebol de Moçambique “Mambas” enfrenta amanhã, a partir das 19 horas, o Malawi, na cidade sul-africana de Rustenberg, em desafio inserido nos quartos-de-final da Taça Cosafa Castle.

O torneio decorre há sensivelmente nove dias, mas Moçambique, tal como o Malawi, somente hoje entra em competição em virtude do seu posicionamento no ranking regional.

Os “Mambas” deixaram Maputo na passada sexta-feira, apenas com uma contrariedade, nomeadamente a ausência de Domingues, que alegou motivos familiares para não se apresentar nos treinos decorridos no campo da Liga Desportiva de Maputo.

O Seleccionador Nacional de Futebol, João Chissano, disse que Domingues é um jogador importante e já na África do Sul vai inteirar-se da sua situação, esperando que se junte ao grupo a tempo de prestar a sua contribuição.

João Chissano entende que o torneio COSAFA Castle é uma oportunidade de ouro para os “Mambas” prepararem os compromissos que se avizinham a contar para o CAN Interno e para o CAN geral, sendo que o primeiro embate está já marcado para o próximo mês de Junho frente ao Ruanda.

No caso de ultrapassar o Malawi, Moçambique vai bater-se nas meias-finais com o Botswana ou a anfitriã África do Sul, selecções que normalmente complicam os objectivos da turma moçambicana.

Nesta edição, a organização convidou as selecções nacionais do Gana e Tanzania, para preencher as vagas criadas pelas desistências de Angola e Ilhas Comores, dois membros da COSAFA.

Segundo o calendário do torneio, as meias-finais serão disputadas nos dias 27 e 28 de Maio. No dia 27 teremos duas meias-finais para efeitos de definição do 5º e 6º classificados, enquanto que no dia 28 bater-se-ão as quatro equipas com hipóteses de disputar o título.

Já no dia 29, disputa-se a primeira final das equipas que lutam pelo 5º e 6º lugares, dia em que as equipas que tiverem perdido no dia 27 arrumam as malas de volta aos seus países. O vencedor será declarado quinto classificado e o vencido 6º classificado.

No dia 30 teremos, primeiro, os vencidos da meia-final do dia 28, para definição do 3º e 4º classificados. Já a final será logo a seguir, entre os vencedores da meia-final do dia 28.  

Desde o arranque deste torneio, em 1997, as selecções da Zâmbia e do Zimbabwe amealharam quatro títulos cada, enquanto Angola e África do Sul somam três títulos cada.

A melhor classificação de Moçambique foi em 2008, quando perdeu na final com a África do Sul, depois de em 1997, 2004 e 2009 ter conseguido terminar a prova na terceira posição. Em 2013, na última edição, os “Mambas” quedaram-se na quinta posição. 

Entretanto, Moçambique inscreveu 24 jogadores para o torneio, a saber:

Guarda-redes:César e Joaquim; defesas: Dito, Norberto, Edmilson, Reinildo, Elias, Salomão, Estevão; médios: Momed, Kito, Gildo, Domingues, Luís, Cremildo, Diogo e Ussama; atacantes: Manuelito, Clésio, Parkim, Jonas e Isac.

 

Você pode também gostar de:

Leave a Comment

Propriedade da Sociedade do Notícias, SA

Direcção, Redacção e Oficinas Rua Joe Slovo, 55 • C. Postal 327

Capa da semana