Início » Moçambique e Namíbia ajustam contas hoje no COSAFA

Moçambique e Namíbia ajustam contas hoje no COSAFA

por Idnórcio Muchanga

A Selecção Nacional de Futebol, Mambas, realiza hoje, no King Zwelithini, diante da sua similar da Namíbia, a sua partida inaugural do Grupo “B”, da Taça Cosafa, que iniciou ontem, devendo terminar no dia 9 de Junho próximo. O embate está agendado para as 14.00 horas. Para completar a jornada, as formações do Malawi e as Ilhas Seycheles medirão forças entre si, no mesmo recinto, pelas 16.30 horas.

Depois das duas sessões de treino que a equipa realizou ontem, os treinados de Abel Xavier e Victor Matine terão pela frente a dura missão de vencer este adversário de má memória. Mesmo sem poder contar com os préstimos de jogadores como Domiguez, Zainadine Jr. e Mexer, Abel Xavier optou por fazer uma mescla de jogadores experientes e novos com o intuito de encontrar uma equipa capaz de defender os interesses supremos do país jogando de peito aberto perante um adversário que tem sido um carrasco para a equipa de todos nós.

Os Mambas falharam a possibilidade de conquistar pela primeira vez na história a Cosafa, ao perderem diante da Namíbia por 2-0, em 2015, sob comando de João Chissano. Desta forma, o máximo que o nosso país conseguiu foi estar na final pela segunda vez, tendo a primeira sido em 2008, perdida para a África do Sul, por 2-1.

Moçambique está ciente das naturais dificuldades que terá pela frente diante de um adversário que nos últimos tempos o tem causado imensos problemas nesta competição.

Contudo, o seleccionador nacional, Abel Xavier, e a sua equipa técnica referem que a Cosafa será de capital importância para melhorar os índices competitivos da equipa, e que, acima de tudo, servirá de antecâmara para as eliminatórias de acesso ao CHAN.

Para o jogo da segunda jornada, o combinado nacional terá pela frente a sua congénere das Seychelles, no dia 28 de Maio, no King Zwelithini, pelas 15.00 horas. Os Mambas encerram a fase de grupos jogando com o Malawi, no dia 30 de Maio.

Caso Moçambique se apure para os quartos-de-final, ou seja, caso se classifique em primeiro lugar no Grupo “B”, deverá jogar, no dia 2 de Junho, com a Zâmbia, enquanto o vencedor do Grupo “A” joga no mesmo dia com o Zimbabwe.

Como vem sendo prática nas últimas edições, os derrotados dos quartos-de-final ainda terão a possibilidade de fazer mais jogos, para o alinhamento da classificação final.

Texto de Raimundo Zandamela, em Durban

Leia mais…

Você pode também gostar de:

Leave a Comment

Propriedade da Sociedade do Notícias, SA

Direcção, Redacção e Oficinas Rua Joe Slovo, 55 • C. Postal 327

Capa da semana