DestaqueEm Foco

DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL: País propõe reflexão sobre modelo de financiamento

  • No seu discurso na Assembleia Geral da ONU, em representação do Presidente da República, o Primeiro-ministro pediu linhas de crédito

As Nações Unidas precisam de repensar no modelo institucional multilateral de financiamento que permita a mobilização de recursos para complementar os esforços internos para o alcance das metas de desenvolvimento sustentável (ODS). A proposta foi partilhada pelo Primeiro-ministro, Adriano Maleiane, falando ontem na 77.ª Sessão da Assembleia Geral das Nações Unidas, em representação do Presidente da República, Filipe Nyusi.

Maleiane adiantou que um dos modelos de financiamento seria, por exemplo, através de créditos disponibilizados pelo Banco Mundial e outras instituições integrantes do sistema das Nações Unidas, diferentemente do que acontece presentemente, em que o esforço tem sido dos governos.

“O que acontece hoje é um esforço doméstico, mas se houvesse uma linha de crédito, por exemplo, o financiamento dos ODS seria mais fácil”, disse.

Porém, deixou claro que o Governo considera os ODS uma agenda relevante para a reflexão sobre soluções colectivas para a comunidade internacional enfrentar os desafios actuais. Leia mais…

Texto de Lázaro Manhiça
especial para o domingo

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo