DesportoDestaque

MEMÓRIA – TICO-TICO: “Tiku n’gwangwa”

Não havia hora marcada para o encontro entre os meninos da Malhangalene e um idoso mal vestido e sujo, que recolhia garrafas vazias na estrada. Sabia-se apenas que atravessava aquela região da cidade de Maputo vindo de um bairro próximo, Maxaquene.

Existia uma motivação ingénua por parte dos meninos em provocar o velho. Atiravam pequenos objectivos na sua direcção e este esquiva-se de forma acrobática e dizendo, em cada falha desses arremessos, “tiku n’gwangwa”.

Nenhum daqueles meninos sabia exactamente o significado da expressão “tiku n’gwangwa”, mas repetiam-na sempre que o velho passasse. Ou seja, esse passou a ser o nome daquela figura de baixa estatura, que continuava a estimular os meninos da Malhangalene com caretas e gestos cómicos, em resposta às provocações que lhe eram feitas. Era um desafio constante que se tornou uma brincadeira entre ambos.

Um dos meninos era Marito, irmão mais velho de Manuel Valoi, ex-guarda-redes do Desportivo, Maxaquene e da selecção nacional, que contou que pela habilidade a desenvencilhar-se dos amigos no jogo “polícialadrão”, e até pela sua baixa estatura semelhante à do velho, o pequeno Manuel Bucuane passou a ser chamado Tiku. Nos primeiros dias, a alcunha deixava-o aborrecido, o que era de esperar tendo em conta a comparação que era feita à figura de um velho demente e sujo. Leia mais…

TEXTO DE JOCA ESTÊVÃO

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo