Início » MEMÓRIA – CARLOS CALADO: Relação com Eusébio no Benfica era nula…

MEMÓRIA – CARLOS CALADO: Relação com Eusébio no Benfica era nula…

Por Idnórcio Muchanga

O antigo jogador do Benfica de Portugal, Desportivo, Maxaquene, Costa do Sol e da selecção nacional, Carlos de Oliveira Calado, nascido na antiga cidade de Lourenço Marques (Maputo) há 68 anos, foi dos melhores esquerdinos que evoluiu em Moçambique. Era veloz, com excelente poder de drible, excelente visão de jogo e grande capacidade para fazer assistências. Fez vários golos e deu muitos a marcar.

Em toda a sua carreira, Calado nunca conquistou um campeonato. Várias vezes ficou em segundo lugar, mas ganhou muitas taças de Moçambique, sendo que a primeira foi no Maxaquene em ‘78, na vitória frente ao Ferroviário da Beira. “Em ‘79, empatámos com o Costa do Sol no último jogo do campeonato. Nesse jogo precisávamos de vencer. Na semana seguinte, derrotámos o Costa do Sol na semi-final da taça, por 2-0. Seria bom se tivesse sido assim na semana anterior. Teríamos ganho o campeonato”, lembrou.

Era o mais novo dos seus irmãos. Os mais velhos saíram e deixaram-no com os pais.

O seu irmão Jorge Calado foi jogar no Benfica de Portugal, sua maior referência. Lembra-se que quando Jorge transferiu-se para a Luz jogava pelo Atlético. Leia mais…

Você pode também gostar de:

Propriedade da Sociedade do Notícias, SA

Direcção, Redacção e Oficinas Rua Joe Slovo, 55 • C. Postal 327

Capa da semana