O Conselho Municipal da Cidade da Matola pretende construir um ginásio aberto no espaço onde recentemente foram movimentados vendedores informais no bairro Malhampsene, nas bermas da estrada Maputo-Witbank.
O aproveitamento da área está a ser analisado com a população daquela zona, havendo forte interesse das autoridades municipais de transformar a área em local de convergência dos citadinos matolenses.
Um dos elementos em análise é o facto de em parte da área estar instalada uma conduta de gás. Aliás, esta foi uma das razões que ditou a movimentação dos vendedores informais para zonas mais seguras.
O presidente do Município da Matola, Calisto Cossa, disse que decorrem estudos para implementar o projecto, o qual contempla a construção dum jardim.
“O nosso entendimento é que aquela área deve servir o interesse público dos matolenses. Estamos a pensar num ginásio aberto com jardim”, destacou o edil da Matola.
Entretanto, o edil da Matola procedeu recentemente à inauguração de dois campos para modalidades de salão no recinto do Parque Municipal, cuja gestão está ao cargo da Progym.
Os campos beneficiaram-se de reabilitação no piso, vedação, tabelas para basquetebol, rede central para ténis e balizas para futebol de salão e andebol.
Calisto Cossa indicou que os recintos constituem uma mais-valia e sua abertura ao público respondia a um dos objectivos do executivo municipal, nomeadamente a disponibilidade de infra-estruturas desportivas.
“À semelhança do que fazemos com os campos de futebol nos bairros, estes recintos vêm responder ao nosso programa. Queremos cranças, jovens e adultos a praticarem desporto”, referiu.