Início » Matola organiza festival pela independência nacional

Matola organiza festival pela independência nacional

Por admin

O Município da Matola, Província de Maputo, acolhe desde ontem, dia 16 de Maio, até próximo dia 25 de Junho, várias partidas de futebol, basquetebol, entre outras modalidades desportivas nos diferentes bairros municipais.

As provas fazem parte das diferentes actividades desportivas, assim como culturais, inseridas no programa de celebrações dos 40 anos da Independência Nacional que se assinala no próximo dia 25 de Junho do ano corrente.

Para a efectivação desta iniciativa, o município contará, para além das estruturas dos bairros, com o envolvimento na sua organização de antigas estrelas do futebol nacional, com destaque para Tico-Tico e Gonçalves Fumo.

Para tal, foram formados oito grupos de equipas de futebol masculino que vão disputar o torneio num sistema de todos contra todos, em duas voltas.

Os vencedores de cada grupo vão se encontrar na segunda fase onde disputarão obedecendo o modelo mata-mata até ser encontrado o vencedor, no dia 25 de Junho. Para além deste género, haverá igualmente o futebol feminino.

Atendendo que o Município da Matola é uma referência do BasketShow a nível nacional, o presidente do Município, Calisto Cossa disse que no rol das actividades desportivas terão ainda realizadas provas desta modalidade, assim como andebol, atletismo, entre outras.

O presidente do município vaticina que o evento será um sucesso uma vez que cada bairro tem pelo menos um campo de futebol melhorado, equipas, para além de grupos de actividades culturais.

Aliás, o município está a levar a cabo desde o ano passado obras de reabilitação de campos de futebol.

Entretanto, para além do desporto haverá igualmente nas escolas intercâmbios entre alunos. Estão previstos concursos sobre história de Moçambique, da cidade e cultura geral.   

Na componente cultural está ainda projectado um espectáculo musical a ter lugar no dia 25 de Junho no Estádio da Machava, data prevista para a chegada da Tocha da Unidade Nacional que acaba de escalar a zona centro do país.

Você pode também gostar de:

Leave a Comment

Propriedade da Sociedade do Notícias, SA

Direcção, Redacção e Oficinas Rua Joe Slovo, 55 • C. Postal 327

Capa da semana