Início » Matola e Malhangalene conquistam “Nacionais” de andebol em Nampula

Matola e Malhangalene conquistam “Nacionais” de andebol em Nampula

Por admin

As equipas do Matolinhas, em femininos, e Malhangalene, em masculinos, são os novos campeões nacionais de andebol, ao vencer, quinta-feira última, as provas disputadas em 

simultâneo na província de Nampula.

Em femininos, as meninas dos Matolinhas superaram na final o Matchedje de Maputo, outro sério candidato á conquista do ceptro, por 23 a 18.

Na prova masculina, a formação da Malhangalene de Maputo venceu o torneio, batendo na final o Atlético do Chiveve, da província de Sofala, por 39-17..

Ao contrário das projecções iniciais, que apontavam para uma participação de 20 equipas, os dois campeonatos contaram com 18 formações de Maputo – Cidade, Maputo – província, Sofala, Manica e Nampula.

A província de Tete fez-se representar apenas por um grupo de árbitros, porque, à última hora, a equipa local não teve condições de transporte para a cidade de Nampula, enquanto Niassa só conseguiu juntar cinco atletas, número insuficiente para aguentar com o campeonato.

Presidente da Associação Provincial de Andebol de Nampula, considera que os campeonatos nacionais foram disputados num bom nível competitivo.

– Notou-se equilíbrio em vários desafios, mas julgamos que a experiência das equipas de Maputo e Matola acabou sendo determinante. Foi notório que eles têm maior competição local, disse.

No entanto, indicou que para Nampula a prova foi bastante valiosa, porque os atletas locais ganharam experiência e a modalidade oi bem divulgada na província.

– Ao decidirmos acolher esta prova em Nampula, tínhamos o objectivo principal a divulgação da modalidade, que ainda não é profundamente conhecida, e também ocupar o pódio, o que foi conseguido.

A equipa da Universidade Pedagógica, em masculinos, terminou na terceira posição, “o que é muito bom para a província, até porque a UP só perdeu um jogo em todo campeonato. Esse factor encoraja-nos para no futuro lutarmos pelo primeiro lugar, o que será possível, uma vez que a semente está lançada”.

Outro factor importante, na opinião da nossa fonte, foi a participação de quatro árbitros de Nampula no campeonato, os quais, doravante vão transmitir as regras e normas da modalidade nos diferentes recintos.

 

MATOLA SOUBE SOFRER

 

Abudo Jocordasse, presidente da Associação de Andebol da Província do Maputo, considera que as meninas dos Matolinhas souberam sofrer para conquistar o campeonato de Nampula.

Na opinião daquele dirigente, o trabalho de base desenvolvido na Matola marcou a diferença num campeonato bastante competitivo.

– Para nós, este era o campeonato mais difícil de conquistar, porque a nossa equipa é basicamente formada por atletas com idades de júnior e juvenis, e sabíamos que a cidade de Maputo possui equipas fortes, explicou.

Justificou ainda que a há alguns anos que a Matola é o viveiro do andebol do país, “por isso fornecemos muitos jogadores às equipas de Maputo, daí que normalmente não temos equipas fortes nos seniores. Nos campeonatos de juniores e juvenis, a ter lugar em Janeiro, aí sim, somos claramente favoritos”.

Abudo indicou que a vitória dos Matolinhas tem sabor especial porque foi obtida em condições de trabalho complicadas, que se manifestaram em dificuldades para obter apoio em transporte e alimentação das suas jogadoras.

Você pode também gostar de:

Leave a Comment

Propriedade da Sociedade do Notícias, SA

Direcção, Redacção e Oficinas Rua Joe Slovo, 55 • C. Postal 327

Capa da semana