Desporto

Matchedje esqueceu-se de inscrever jogadores!

O jogo entre o Desportivo e Matchedje, o regressado e o despromovido do Moçambola, respectivamente, que deveria ter lugar hoje, no Campo do Costa do Sol, a partir das 14 horas, foi adiado para uma data anunciar, porque os jogadores militares ainda não foram inscritos na Associação de Futebol da Cidade de Maputo (AFCM).

Assim, a primeira jornada da Taça de Honra ficou amputada. Esta tarde só se realiza o jogo Costa do Sol – Académica, no recinto dos “canarinhos”, a partir das 16 horas.

A primeira informação posta a circular dizia que o Clube Matchedje esqueceu-se de inscrever os seus jogadores na AFCM. Uma fonte militar explicou ao domingo que “não foi por esquecimento. A direcção cessante não quis assumir nenhum compromisso contratual com os jogadores, já que a nova tomaria posse dia 14 de Fevereiro. Mesmo assim, conseguimos reunir uma lista de pequenos jogadores que foi recusada pelo vice-presidente da associação, Miguel Vaz, alegadamente porque às sextas-feiras aquela instituição não recebe expediente de ninguém. Mas antes o secretário-geral da associação, Orlando Chamusse, havia nos respondido telefonicamente que podíamos lá ir inscrever nos nossos jogadores naquela sexta-feira, 14 de Fevereiro”. Mas há quem admita que Matchedje não tinha dinheiro, tal como não o tem para liquidar dívidas com os atletas e treinadores de diversas modalidades.

Este caso levanta a questão do relacionamento entre a AFCM e os seus filiados. Alguma coisa não anda bem. Ou a AFCM funciona mal ou os clubes não conhecem as suas obrigações. A verdade é uma, este início de época futebolística da Cidade de Maputo é conturbada. Parece que AFCM faz o que quer sem consultar os clubes. Como foi possível a AFCM marcar jogos da Taça de Honra contado com Matchedje, se este clube até então não tinha inscrito seus jogadores? E porque a AFCM não se preocupou em saber se Matchedje se inscreveria ou não para a época de 2014? Para não prejudicar Desportivo de Maputo, que tanto terá se preparado para o primeiro jogo oficial do ano, porque a AFCM não aceitou a inscrição do Matchedje na sexta-feira? Perderia o quê?   

Do jogo Costa do Sol – Académica, muito se espera dos “canarinhos”, cujos dirigentes não se cansam de gritar que este ano é seu, como se os outros clubes investissem para nada. A jogar contra Académica, clube pouco ambicioso, até podem aumentar de tom o seu discurso, já que a possibilidade de ganhar é maior.

Na quarta-feira, 19 de Fevereiro, no Estádio da Machava, Maxaquene joga com Águias Especiais e Estrela Vermelha defronta Ferroviário de Maputo, para a segunda jornada da série A.

Quinta-feira, dia 20, no campo dos “canarinhos”, Académica bate-se com o Desportivo e Costa do Sol com o Matchedje, para série B. Sábado, dia 22, no Estádio da Machava, Estrela Vermelha tem pela frente Águias Especiais, jogo seguido do derby Ferroviário de Maputo – Maxaquene. 

A Taça de Honra é preparação da época 2014, uns para o campeonato da Cidade de Maputo, uns para o “Moçambola”.  

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo