DestaqueEconomiaUltima Hora

PRODUÇÃO DE CIMENTO: Empresas já adquirem clínquer localmente

Algumas unidades fabris que operam no país já adquirem clínquer localmente, matéria-prima vital para a produção de cimento, o que vai contribuir para a estabilização de preços no mercado nacional.

Estes dados foram avançados na sexta-feira, em Maputo, durante a visita do ministro da Indústria e Comércio (MIC), Carlos Mesquita, às empresas Limak Cimentos e COMETAL, no âmbito do acompanhamento da produção nacional.

Assim, com a aquisição de clínquer e também de calcário, produzido localmente pela fábrica “Dugongo”, a indústria do cimento continuará a importar apenas o gesso e cinzas volantes, da África do Sul.

Alguns produtores, como a Limak Cimentos, consideram que as facilidades na aquisição daqueles materiais poderão “contribuir na dinamização da produção e, consequentemente, na estabilização do preço”, conforme disse Seyit Orhan Baydar, director geral da Limak Cimentos.

Entretanto, dados colhidos pelo domingo dão conta que esta empresa irá iniciar no próximo ano um estudo de viabilidade na província da Zambézia, com vista à instalação de uma unidade fabril, respondendo a alguns dos desafios colocados pelo ministro da Indústria e Comércio, no âmbito do programa nacional “Industrializar Moçambique”. Leia mais…

Texto de Idnórcio Muchanga
idnórcio.muchanga@snoticias.co.mz

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo