Início » “Mambas” realizam último ensaio frente a Líbia

“Mambas” realizam último ensaio frente a Líbia

Por admin

A Selecção Nacional de Futebol “Mambas” enfrenta a Líbia, próxima terça-feira, naquele que será o último ensaio antes da sua participação na fase final do CAN-Interno a ter lugar de 11 de Janeiro a 01 de Fevereiro na vizinha África do Sul.

Depois de uma preparação marcada por ausência de jogos de controlo, nas últimas semanas a equipa técnica liderada por João Chissano teve motivos para sorrir, com a garantia dos jogos frente ao Congo, ontem, Mauritânia, hoje, e Líbia, na próxima terça-feira, todos em Joannesburgo, onde os “Mambas” estão concentrados desde a passada quinta-feira.

São oportunidades para a equipa técnica moçambicana ensaiar a abordagem ao torneio e conferir ritmo aos atletas, que não jogam a sério desde que terminou o “Mocambola” em finais de Novembro passado.

Moçambique tem estreia marcada com a África do Sul, naquele que será, aliás, o jogo de abertura da competição, projectada exclusivamente para jogadores que actuam nos campeonatos nacionais.

Inseridos no Grupo A, onde estão igualmente Mali e Nigéria, os “Mambas” defrontam os sul-africanos no dia 11 de Janeiro, no Estádio de Cape Town.

A Nigéria e o Mali jogam entre si no mesmo estádio, também no desafio da primeira jornada.

Quatro dias depois, os “Mambas” terão pela frente a potente Nigéria, enquanto a África do Sul medirá forças com Mali, isto no mesmo recinto.

Já a 19 de Janeiro, a Nigéria vai reacender sua rivalidade com os anfitriões no Cape Town Stadium, onde os “Mambas” defrontarão Mali, no Estádio Athlone, também na Cidade do Cabo.

CONFIANÇA NA EQUIPA

O treinador João Chissano partiu de Maputo confiante no desempenho dos jogadores, pois, sustenta, a preparação decorreu de forma satisfatória, não obstante a falta de vitórias nos jogos de preparação.

Nos primeiros três desafios realizados, Moçambique empatou dois, frente a Namíbia a zero golos, fora, e Suazilândia, a um tento, em casa, perdendo por duas bolas a uma em Bulawayo, diante do Zimbabwe.

Números que não preocupam João Chissano, pois, sustenta o técnico, o mais importante era avaliar a equipa em várias situações do jogo.

Para já, define o primeiro desafio como o mais importante de todos, uma vez que é contra o adversário teoricamente mais forte, e que, jogando em casa, é obrigado a começar bem o torneio.

“O campeonato sul-africano está a decorrer, por isso, esperamos que eles tenham um ritmo mais forte”, vacticina.

Joao Chissano considera que o facto dos “Bafana-Bafana” não ganharem uma prova internacional há sensivelmente dez anos, aumenta a pressão sobre eles, podendo Moçambique aproveitar-se desse estado anímico do adversário.

 O facto de sermos considerados o “outsider” do grupo até nos pode ser vantajoso, surpreendendo os adversários,conjectura o treinador dos “Mambas”.

Relativamente a Nigéria, há que referir que à semelhança de Moçambique, aquele país vai estrear-se a nível do CAN-Interno, depois de falhar as duas primeiras edições realizadas em 2009 e 2011.

Para chegar ao CAN-Interno, a Nigéria disputou apenas a última eliminatória, contra a Costa do Marfim, ganhando em casa por 4-1, e perdendo fora por dois a zero.

Já o Malí, igualmente por força da sua posição no Ranking da CAF, disputou também apenas a derradeira eliminatória frente com a Guiné-Conacry, ao qual ganhou por 3-0 em casa, não perdendo a prova mesmo com a derrota forasteira por um a zero.

Na qualidade de anfitriã, a África do Sul teve qualificação automática para o torneio, que será disputado em três cidades, nomeadamente Cabo, Polokwane e Bloemfontein.

Sonito no lugar de Isac

A convocatória final dos “Mambas” sofreu uma mexida à última hora, com a chamada do goleador Sonito, da Liga Muçulmana, para o lugar de Isac, médio atacante do Maxaquene.

Aliás, em condições normais, Sonito entra de caras para a equipa nacional, mas por motivos de doença não se treinou com os colegas nas últimas duas semanas.

No entanto, havia sempre uma esperança na recuperação do jogador, facto que veio a confirmar-se no derradeiro exame médico efectuado na véspera da viagem a África do Sul.

Eis os convocados

Liga Muçulmana: Miro, Josimar, Imo, Sonito e Chico II

Ferroviário da Beira: Maninho, Mário, Nelito e Moniz

Costa do Sol: Dário Khan, João Mazive, Manuelito II, Dito e Alvarito

Ferroviário de Maputo: Diogo, Pinto, Chico

Maxaquene: Kito e Gabito

Desportivo de Nacala:Víctor

HCB: Soarito

Ferroviário de Nampula: Belito

Desportivo: Lanito

 

Custódio Mugabe

Você pode também gostar de:

Propriedade da Sociedade do Notícias, SA

Direcção, Redacção e Oficinas Rua Joe Slovo, 55 • C. Postal 327

Capa da semana