A Selecção Nacional de Futebol “Mambas” inicia amanhã, no campo do 1º de Maio, a partir das 9:30 horas, a preparação de três jogos oficiais inseridos nas eliminatórias ao CAN Interno da África do Sul
e “Mundial” do Brasil, a realizarem-se em 2014.
Com efeito, os “Mambas” recebem próximo domingo, no Estádio da Machava, a selecção de Angola, em partida a contar para a terceira eliminatória de acesso ao CAN Interno.
Já no dia 8 de Setembro, o combinado orientado por João Chissano vai despedir-se das eliminatórias de qualificação ao “Mundial” do Brasil, batendo-se com o Zimbabwe em Harare.
Os “Mambas” já não têm qualquer possibilidade de apurar-se para o Brasil, jogando ainda para possível qualificação ao nível do grupo as selecções do Egipto e Guiné-Conacry.
Entretanto, a Comissão Organizadora do “Mundial” 2014, a realizar-se no Brasil, anunciou que o sorteio da fase final da competição será realizado a 6 de Dezembro na Costa de Sauipe, em Salvador da Bahia.
A decisão saiu da reunião da Comissão Organizadora, que decorreu na sede da FIFA, em Zurique (Suíça), tendo também sido dada a permissão para se começar a preparar os dois campeonatos do Mundo seguintes, na Rússia (2018) e o Qatar (2022).
Foi ainda decidido que o sorteio para a fase de qualificação ao “Mundial” 2018 será realizado em São Petersburgo, em finais de Julho de 2015.
Para as três partidas acima referenciadas, João Chissano convocou 25 jogadores, com a particularidade de nenhum deles evoluir no estrangeiro, sinal de que o desafio com o Zimbabwe é mesmo apenas para a despedida oficial do sonho do “Mundial”.
Na convocatória, destaque para a chamada de dois jogadores do Desportivo de Nacala, nomeadamente o guarda-redes Víctor e o médio atacante Daúdo.
Víctor ganha espaço por força da lesão de Gervásio, do Costa do Sol, enquanto Daúdo (o Ronaldo para os nacalenses), é uma das revelações do “Moçambola”.
De resto, a convocatória integra atletas familiarizados com a camisola nacional. Segue-se a lista completa:
Costa do Sol:Dário Khan, João Mazive, Dito, Alvarito e Manuelito II; Ferroviário da Beira: Reinildo, Mário e Maninho; Ferroviário de Nampula: Belito; Desportivo de Nacala: Víctor e Daúdo;Liga Muçulmana: Chico, Miro, Momed Hagi, Telinho, Josimar, Sonito e Reginaldo; Ferroviário de Maputo: Diogo; HCB: Soarito; Maxaquene: Gabito, Calima e Kito.