DesportoDestaque

“Mambas” partem com promessa de virar a página

Virar a página é a convicção dos “Mambas” que deixam Maputo na tarde de hoje com destino a Joanesburgo, África do Sul, onde quinta-feira vão iniciar a campanha de apuramento à fase final do Campeonato Africano das Nações – CAN 2023, agendado para Costa do Marfim.

Moçambique não disputa a prova desde 2010, quando competiu em Angola e terminou na primeira fase, à semelhança do sucedido em anteriores edições. Desta vez, está integrado no grupo “L”, com Senegal, Benin e Ruanda.

Moçambique vai jogar contra o Ruanda, a 2 de Junho, na vizinha África do Sul, e Benin, a 8 do mesmo mês, em Cotonou. O desafio com os ruandeses terá início às 18.00 horas, no FNB Stadium, em Joanesburgo, em virtude de o Estádio Nacional do Zimpeto estar indisponível desde o seu banimento pela CAF em Setembro do ano passado, por não reunir condições, estando neste momento em obras, incluindo de arrelvamento.

Até ao dia do jogo, os “Mambas” agendaram algumas sessões de treino para aprimorar os aspectos técnico-tácticos de modo que esteja ao nível das suas aspirações, que passam por vencer o Ruanda para encarar o Benin de forma mais tranquila.

O encontro com Benin será também às 18.00 horas locais (19.00 de Moçambique). Os “Mambas” sairão da África do Sul directamente para Cotonou, no dia 5 de Junho.

Para os trabalhos de preparação, o seleccionador nacional, Chiquinho Conde, chamou inicialmente 35 jogadores, entre novatos e regressados. O vasto número de pré-convocados visava também atender à campanha para o CAN- -Interno, que acontecerá em Julho próximo próximo. O sorteio da prova foi realizado semana finda e ditou que os “Mambas” vão jogar com a Zâmbia.

Durante a semana passada, em Maputo, a selecção nacional fez dois jogos de controlo, tendo perdido ambos para Eswatini e Black Bulls, por 1-0 e 2-1, respectivamente. Chiquinho Conde fez a triagem dos atletas e na última sexta-feira anunciou a lista dos 23 jogadores que seguem hoje para África do Sul.

O desafio contra o Ruanda no FNB Stadium não terá público, devido aos altos custos operacionais que a Federação Moçambicana de Futebol não está em condições de pagar.

Chiquinho Conde manifestou preocupação com os índices de prestação da Selecção, sobretudo no sector ofensivo, que tem sido o “cancro” da equipa.

CONVOCATÓRIA FINAL

Guarda-redes: Ernan, Ivan e Victor. Defesas: Zainadine Jr., Mexer, Reinildo, Clésio, Bruno Langa, Edmilson, Martinho e Ifren. Médios: Dominguez, Kambala, Kito, Amadou e Shaquile. Avançados: Ratifo, Reginaldo, Witi, Gildo, Geny Catamo, Telinho e Melque.

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo