Início » Mais de mil jogos em 15 campos

Mais de mil jogos em 15 campos

Por admin

Como está a cidade de Maputo em termos de campos?

Aí reside o busílis da questão. Temos cinco clubes no Moçambola, 12 no Campeonato da Cidade, 23 nos escalões de formação e 18 no futsal. Nestes diferentes escalões temos inscritos 2240 atletas, enquanto no futsal contamos com 143 atletas. Sem o futsal fazemos por semana uma média de 50 jogos, e por época serão 1770 jogos. Para o efeito temos somente 15 campos vistoriados e disponíveis. Este movimento implica ter 110 árbitros para todos escalões.

Que respostas têm dado os clubes ao problema de escassez de campos?

Infelizmente temos de fazer um tipo de vistoria que não penaliza o futebol. Fazemos vistorias condescendentes, para não “matar” o futebol. Sentimos que os campos não estão em condições para a prática do futebol, muito menos em termos de segurança. Por exemplo, o jogo Vulcano – Desportivo arrastou muitos adeptos, havia apenas seis policiais, felizmente não houve incidentes, aqueles polícias não seriam suficientes.

Os clubes são impotentes para resolver o problema?

Vamos propor aos clubes para que em 2014 seja obrigatória a realização de jogos do campeonato em apenas campos vedados. Os espectadores não podem continuar junto à linha, pelo menos isso. Temos alguma culpa no cartório porque há anos que estamos a fazer o politicamente correcto. A melhoria do futebol passa por nos estruturarmos melhor e excluir quem não pode participar na competição.

Você pode também gostar de:

Leave a Comment

Propriedade da Sociedade do Notícias, SA

Direcção, Redacção e Oficinas Rua Joe Slovo, 55 • C. Postal 327

Capa da semana