Desporto

Liga X Costa do Sol: duelo de candidatos ao título

Liga Muçulmana e Costa do Sol protagonizam hoje, no campo da primeira equipa, na Matola, o duelo de candidatos ao título de campeão nacional de futebol, edição 2014.

O desafio não poderia acontecer em melhor altura, considerando a igualdade pontual das duas formações, que somam quatro pontos cada.

Não se adivinham facilidades para qualquer dos conjuntos. Apesar de jogar em casa, a Liga Muçulmana terá pela frente um adversário directo que deu indicações positivas nos dois confrontos já realizados.

Jornada anterior, os “canarinhos” de Arnaldo Salvado cederam um empate sem golos frente ao Ferroviário da Beira, enquanto a Liga Muçulmana empatou a um tento já ao apagar das luzes frente ao Ferroviário de Maputo, no Estádio da Machava.

A Liga Muçulmana ainda pode contar com o dianteiro Sonito, em processo de transferência para os Bravos Maquis de Angola, tendo o Costa do Sol armas como Rúben, Chikwepo ou Chimanga para violar as redes adversárias.

A Comissão Nacional de Árbitros de Futebol (CNAF) nomeou Dionísio Dongaze para dirigir a partida, assistido por Ivo Muiambo e Abibo Adinane, sendo Farisse Chirindza o quarto árbitro.

Também com quatro pontos, o Desportivo joga no Estádio Nacional do Zimpeto frente ao Clube do Chibuto, “lanterna-vermelha”, sem qualquer ponto.

O Desportivo está a dar indicações de disputar lugares de pódio, enquanto o Clube do Chibuto soma duas derrotas, prestação que ditou a rescisão de contrato com o técnico português João Eusébio.

Agora com Carlos Manuel à frente da equipa de Gaza, é de esperar um Chibuto ansioso, o que pode, em certa medida, favorecer os próprios “alvi-negros”, que gozam de maior tranquilidade.

Samuel Chirindza vai apitar o jogo, auxiliado por Célio Mugabe e Carlos Mussane, sendo Ema Novo quarto árbitra.

Outro aflito tem deslocação complicada para Beira. Referimo-nos ao Desportivo de Nacala, que já começa a preocupar a massa associativa, por causa das duas derrotas averbadas.

O Ferroviário da Beira está intranquilo e procura a primeira vitória depois de dois empates, sendo esta uma oportunidade para conquistar os três pontos.

Os árbitros da partida serão António Domingos, assistido por Arsénio Marrengula, Carlos Manuel e Afonso Xavier (quarto árbitro).

No Songo, a equipa do HCB recebe Ferroviário de Quelimane, num desafio que se perspectiva equilibrado, considerando as manhas tácticas do técnico Nacir Armando, à frente duma “locomotiva” que não se assusta por jogar fora de casa.

Ao contrário dos anos anteriores, neste a formação do HCB assume a luta pelo primeiro lugar, ambição da qual serve de aviso para os adversários. É de esperar uma grande luta no Songo.

Entretanto, a Liga Moçambicana de Futebol decidiu que os jogos devem iniciar as 15 horas, não trinta minutos mais tarde como sucedeu nas duas primeiras jornadas, para permitir que os desafios terminem ainda com a luz natural.

Campeão recebe troféu

A Liga Muçulmana, campeã nacional de 2013, vai receber o troféu e respectivas medalhas hoje, na Matola, antes do início do desafio frente ao Costa do Sol.

A cerimónia será dirigida pela direcção da Liga Moçambicana de Futebol (LMF) e contará com a presença da Federação Moçambicana de Futebol (FMF) e do Ministério da Juventude e Desporto.

Na Beira, também com o testemunho de dirigentes da LMF, FMF e Direcção Provincial da Juventude e Desporto de Sofala, o Ferroviário local vai receber as medalhas correspondentes ao vice-campeão nacional.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo