Início » Liga Muçulmana na Beira e Maxaquene em Quelimane

Liga Muçulmana na Beira e Maxaquene em Quelimane

Por admin

Liga Muçulmana,  11 pontos, e Maxaquene, 13 pontos, jogam hoje cartadas difíceis nas cidades da Beira e Quelimane, respectivamente, na perseguição do destacado líder do “Moçambola”, Ferroviário de Nampula.

Quer a Liga, quer o Maxaquene, estão de olhos no primeiro lugar e por estas alturas não pretendem perder mais pontos.

Mas ambas equipas têm tarefas complicadíssimas hoje. Os campeões em título vão enfrentar um Ferroviário da Beira (6 pontos) relativamente enfraquecido que época passada, comseis pontos, mas que pode recuperar o veneno a qualquer momento.

Jornada passada, a Liga despachou Ferroviário de Quelimane por 5-1, enquanto os beirenses cederam um empate a um golo nos instantes finais da partida frente ao HCB, no Songo.

A partida será dirigida por Arlindo Nuvunga, assistido por Arsénio Marrengula e Domingos Machava, sendo Afonso Xavier o quarto árbitro.

Já a espinhosa missão do Maxaquene ante o ferido Ferroviário de Quelimane (6 pontos)será dirigida por Arão Júnior, auxiliado por Gimo Patrício e Carlos Mussane. Marcos Marrengula será o quarto árbitro.

No campo da Bela Vista, em Nacala, terá lugar a partida que pode assinalar o fim da ligação do treinador Akil Marcelino com a equipa da casa.

Os adeptos perderam confiança no treinador, que só resistiu semana passada por força da direcção do clube. O Desportivo soma seis pontos, contra apenas um dos nacalenses.

O desafio será dirigido por Estevão Matsinhe, coadjuvado por Baltazar Nhacume e Abene Jussa, sendo o quarto árbitro Abdulcadre Juma.

No Estádio da Machava, o treinador Víctor Pontes tem possibilidade de reconquistar os adeptos do Ferroviário de Maputo (cinco pontos) depois da derrota por três a zero jornada passada, em Nampula, uma vez receber o Estrela Vermelha da Beira (cinco pontos), que se bate pela manutenção.

Mas atenção que os “alaranjados” não são pera-doce e tem se batido muito bem fora de portas. O desafio será dirigido por Aureliano Mabote, assistido por Olívio Adriano e Cláudio Macamo. O quarto árbitro é Farisse Chirindza.

À busca da paz com os adeptos está também o Clube do Chibuto (dois pontos), que recebe Têxtil de Púngoè (cinco pontos).

António Massango será o árbitro do jogo, coadjuvado por Abibo Adinane e Isac Domingos. Mário tembé será o quarto árbitro.

Espera-se uma tarde difícil para os eufóricos adeptos do Ferroviário de Pemba na recepção ao HCB do Songo, um dos emblemas mais fortes do campeonato.

Em Pemba, o treinador Hilário Manjate está proibido de perder pontos, porque os adeptos até lhe podem incendiar a casa. Pressão total, ante um adversário bastante perigoso.

Este desafio será dirigido por Dionísio Dongaze, assistido por Ali Raja Omar e Raimundo Artur, sendo Abdul Pinheiro o quarto árbitro.

Semedo reassume

candidatura ao título

O Desportivo continua sério candidato ao título, conforme palavras do técnico principal dos “alvi-negros”, Artur Semedo, o mesmo que no fim da partida contra o Costa do Sol, jornada passada, anunciou uma pretensa retirada da discussão do primeiro lugar.

O técnico justifica que o seu discurso não foi contextualizado pela comunicação social, e, por tabela, pelos simpatizantes do “Moçambola”.

Falando ao RM Desporto na véspera do desafio de hoje com o Desportivo de Nacala, Artur Semedo explicou que as condições em que o Desportivo jogou nas primeiras cinco jornadas, mormente a actuação dos árbitros, ditou o seu pronunciamento.

– Falei num determinado contexto. Nos jogos que realizamos apenas contra o Ferroviário não fomos prejudicados pela equipa de arbitragem, justificou-se.

Argumentou que “vamos discutir o título porque acreditamos nas nossas capacidades e saberes de potenciar estes jovens jogadores, a maioria dos quais sem experiencia nenhuma no “Moçambola”.    

Salvado proibido

 de entrar nos campos

Arnaldo Salvado, treinador principal do Costa do Sol, está proibido de entrar em recintos desportivos onde sua equipa jogue. O castigo tem a duração de trinta dias a contar a partir de 23 de Abril corrente.

A pena é aplicada pelo Conselho de Disciplina da Liga Moçambicana de Futebol pelo facto do treinador ter entrado em campo e interrompido uma jogada de ataque da Liga Muçulmana no desafio da terceira jornada do “Moçambola”, terminado com uma vitória dos “muçulmanos” por duas bolas a uma.

Após um inquérito instaurado na base do relatório do delegado do jogo, o Conselho de Disciplina deliberou “punir o Sr. Arnaldo José Salvado com pena de 30 dias de suspensão e interdição de entrada nos recintos desportivos onde se realizam jogos envolvendo a sua equipa até o cumprimento da pena”.

Curiosamente, o árbitro daquele jogo, Dionísio Dongaze, não escreveu nenhuma linha em referência ao episódio protagonizado por Arnaldo Salvado, o qual, pediu desculpas públicas pela atitude.   

Ivo Gonçalves abandona

Estrela Vermelha da Beira

O jovem treinador Ivo Gonçalves não se apresentou ao clube para orientar a equipa principal do Estrela Vermelha da Beira durante a semana finda, em protesto contra alegada intromissão do director desportivo, Abdul Omar.

Ao domingo, fonte da direcção do clube disse que não contava com o treinador para o jogo de hoje frente ao Ferroviário de Maputo, admitindo o regresso do técnico quando as duas partes se entenderem.

“Não disse nada, simplesmente desapareceu. Nós como direcção do clube não sabemos de nada. Não contamos com ele para o jogo com o Ferroviário de Maputo”, disse Gomacha, Chefe do Departamento de Futebol do Estrela Vermelha.

Hoje, a equipa será orientada por Lopes Cumbane, jovem de 23 anos que era técnico-adjunto de Ivo Goncalves, que, por sua vez, foi assistente de Zainadine Mulungo. Mulungo foi o primeiro a abandonar o clube alegando falta de condições de trabalho.

Lopes Cumbana tem qualificações para orientar uma equipa do “Moçambola”, depois da formação concluída no início do presente ano.

Em cinco jornadas concluídas, Ivo Goncalves é o quarto treinador do “Moçambola” a deixar um clube, depois de Zainadine Mulungo, também Estrela Vermelha, Rogério Tchapo (Têxtil de Púngoè) e Joao Eusébio (Clube do Chibuto).

Você pode também gostar de:

Leave a Comment

Propriedade da Sociedade do Notícias, SA

Direcção, Redacção e Oficinas Rua Joe Slovo, 55 • C. Postal 327

Capa da semana