Início » Liga em reunião magna com “Moçambola” no horizonte

Liga em reunião magna com “Moçambola” no horizonte

Por admin

O Presidente da Mesa de Assembleia Geral da Liga Moçambicana de Futebol (LMF), Alcido Eduardo Nguenha, convocou para amanhã, 10 de Março, a Assembleia Geral nº 19 daquela instituição que gere a organização do Campeonato Nacional de Futebol, o “Moçambola”, com inicio marcado para as 13,30 horas, no Indy Vilage, em Maputo.

São três os pontos da agenda do encontro, designadamente, a apreciação, aprovação e assinatura da acta nº XVIII da Assembleia Geral; apresentação, discussão e aprovação do Relatório de Actividades e Contas da Liga Moçambicana de Futebol de 2013 e apresentação, discussão e aprovação do Plano de actividades e orçamento para 2014.

Da acta nº 18/2013 de 8 de Março destaque vai para o parecer do Conselho Fiscal que recomendava que “ fosse outorgado o voto de louvor e confiança à Direcção da LMF e aos demais associados, pelo bom desempenho e transparência demonstrados durante o exercício do ano de 2012 e a forma concordante e persistente exercido no mandato pelo qual foram eleitos”.

E não há dúvidas que amanhã se dirá o mesmo para o exercício de 2013, a não ser que haja descobertas inimagináveis.

A LMF entra para o exercício de 2014 com o défice de 16.740.880, 00Mts. Tem orçado de receitas 71.014.055,00Mts e de despesas 87.754.936,00Mts. Dos seus patrocinadores espera receber 32.221.600,00Mts.

A FESTA DO MOÇAMBOLA 

COMEÇA A  22 DE MARÇO

O  “Moçambola”, edição 2014, inicia dia 22 de Março, sábado, e o seu término está marcado para dia 26 de Outubro, domingo.

Participam na prova 14 clubes, designadamente Ferroviário de Maputo, Ferroviário da Beira, Ferroviário de Quelimane, Ferroviário de Pemba, Ferroviário de Nampula, Desportivo de Nacala, HCB de Songo, Clube de Desportos Costa do Sol, Clube dos Desportos da Maxaquene, Clube do Chibuto, Grupo Desportivo de Maputo, Clube Desportivo Estrela Vermelha da Beira, Têxtil do Púnguè e Liga Muçulmana de Maputo.

Subiram para esta edição do “Moçambola” os clubes Desportivo de Maputo, Ferroviário de Quelimane e Ferroviário de Pemba. Desceram Matchedje de Maputo, Vilankulo FC e Chingale de Tete.

O sorteio da prova realiza-se esta noite, seguido do jantar de Gala, 18:30 horas. Os clubes participantes serão divididos em quatro grupos. Esta arrumação visa evitar que se realizem muitos jogos na mesma cidade num único fim – de-semana e nenhum na semana seguinte, bem como evitar a sobrecarga dos campos de futebol, ao mesmo tempo que se pretende melhorar as receitas dos clubes a tirar das bilheteiras.

Os grupos acima referenciados obedecem a seguinte ordem e enumeração: Cidade de Maputo: 3,5,7,10 e 12; Cidade da Beira: 2, 4 e 9; cidades de Pemba, Quelimane, Songo e Chibuto: 6,8,11 e 13; cidades de Nampula e Nacala: 1 e 14.

 

3142 PASSAGENS ÁREAS

 

A LMF espera conseguir junto das Linhas Aéreas de Moçambique (LAM) 3142 passagens para o transporte de delegações das equipas do Moçambola.

A rota Maputo/Beira/Maputo é aquela que terá maior número de passagens, 540, seguida das rotas Maputo/Nampula/Maputo e Nampula/Maputo/Nampula, 348 cada.

As rotas Quelimane/Tete/Quelimane, Tete/Quelimane/Tete, Quelimane/Nampula/Quelimane, Nampula/Tete/Nampula, Tete/Pemba/Tete são de menos passagens, 28 cada.

A liga suportará as despesas de taxas de embarque e do alojamento dos 23 elementos por delegação de cada clube.

Também é da responsabilidade da LMF os custos de transporte terrestre das equipas que passarem de Maputo, Tete e Nampula, perfazendo as rotas Tete/Nacala/Nampula, Tete/Songo/Tete, Chibuto/Maputo/Chibuto e Maputo/Chibuto/Maputo.

As deslocações, ajudas de custos e prémios de jogos dos árbitros continuam a ser financiadas pela LMF, cabendo a Comissão Nacional dos Árbitros de Futebol (CNAF), a indicação das respectivas equipas de arbitragem.

O campeonato de 2013 foi dirigido por 34 árbitros da primeira categoria nacional e por 30 árbitros assistentes de primeira categoria, todos nomeados pela CNAF.

Os jogos serão realizados nos seguintes recintos: Estádio da Machava, Estádio Nacional do Zimpeto, Campo do Clube dos Desportos da Costa do Sol, Campo do Ferroviário da Beira, Campo do Ferroviário da Manga (Beira), Campo do Grupo Desportivo de HCB do Songo, Estádio 25 de Junho, em Nampula, Campo do Chibuto Futebol Clube, Campo 1º de Maio (Maputo), Campo da Bela Vista de Nacala e, provavelmente, nos campos do Sporting de Quelimane e do Ferroviário de Pemba. Nenhum jogo será efectuado em campo pelado.

A direcção da LMF jura que será vigorosa na vistoria periódica dos campos que vão acolher os jogos do “Moçambola”. É uma promessa que repete de época para época, com muitos jogos a terem lugar em recintos de solos lamentáveis, mais pelados que relvados.

A bola oficial a ser utilizada será a mesma designada pela LMF há mais de cinco anos – NIKE.

Em princípio, o festival de abertura do “Moçambola” 2014 está marcado para a cidade de Pemba, apesar de ainda não haver certeza se aquela cidade receberá jogos do “Moçambola”, já que persiste a falta de campo em condições para isso.

Você pode também gostar de:

Propriedade da Sociedade do Notícias, SA

Direcção, Redacção e Oficinas Rua Joe Slovo, 55 • C. Postal 327

Capa da semana