Início » Liga de Xadrez está muito renhida

Liga de Xadrez está muito renhida

Por admin

Mateus Viajeiro, Mestre Internacional e Director Técnico da Escola de Xadrez da Matola, considera que a Liga de Xadrez em curso na província do Maputo está a ser disputada num alto nível 

competitivo.

Decorridas seis jornadas da competição, uma das primeiras constatações do Mestre moçambicano é de que o nível dos atletas tem sido alto, o que vai concorrer para a apresentação de Moçambique num alto patamar em próximos eventos.

 Explicou que a criação da Escola Clube de Xadrez da Matola, há sete anos, tinha como objectivo principal a massificação da modalidade nas escolas, tendo como enfoque a formação de professores  e organização de torneios Inter-escolares.

“Com o tempo houve necessidade de seleccionar os melhores alunos para um treino especializado, dai o surgimento da Academia de Xadrez da Matola. Com a Liga de Xadrez, o nível da modalidade será cada vez mais alto”, observou.

Por outro lado, o nosso interlocutor sustenta que a competição está a permitir manter os atletas em competição, numa altura que o país, a nível da federação, enfrenta dificuldades para manter os jogadores em actividade.

– Um dos grandes desafios do desporto moçambicano, no geral, e do xadrez, em particular, é a falta de competições regulares, e desse ponto de vista a Liga de Xadrez veio suprir esta carência dando  a oportunidade aos jogadores a possibilidade de treino constante e competição continua ao longo de  um período muito longo, o que vai contribuir para o melhoramento da modalidade, vincou.

Acrescentou que este tipo de torneio vai permitir que os xadrezistas nacionais estejam a um nível competitivo igual a de outros países africanos, constituindo um forte apoio rumo aos Jogos Africanos de 2015, com vista a melhorar a sexta posição que actualmente ocupa no continente.

A Liga de Xadrez tem a particularidade de oferecer os melhores prémios da historia da modalidade no país, dai a entrega das equipas e dos xadrezistas para conquistarem os primeiros lugares.

A melhor equipa do torneio vai arrecadar um prémio de 100 mil meticais e o melhor jogador deverá receber uma viatura, entre outros prémios para os participantes que lograrem atingir lugares do pódio.

Concluídas seis jornadas, a Liga de Xadrez é liderada pela equipa do Afrox, com 11 pontos, seguida por Tecnel (10), Premier Grupo Mica (8), Peixe da Mamã (8), Maputogal (5), Academia de Xadrez (5), Cat Caterpilar (4), CMC (4), Thal (3) e MegaCash (2).

Você pode também gostar de:

Leave a Comment

Propriedade da Sociedade do Notícias, SA

Direcção, Redacção e Oficinas Rua Joe Slovo, 55 • C. Postal 327

Capa da semana