Desporto

JOGOS ESCOLARES: Delegações expectantes

Os trabalhos de preparação para o XIV Festival dos Jogos Desportivos Escolares, a ter lugar no próximo mês, na província de Manica, estão a registar uma acentuada intensificação nas 11 províncias do nosso país.

As delegações, juntamente com as equipas técnicas, estão a realizar os últimos acertos de forma a atingirem os objectivos que foram traçados para aquele convívio estudantil. Entre as metas definidas, a preparação tem como finalidade a melhoria da classificação para uns e a conquista de títulos para outros.

A Reportagem do domingo falou, há dias, com os responsáveis do sector de nutrição e saúde escolar de algumas direcções provinciais de Educação e Desenvolvimento Humano, onde, entre vários aspectos, ficámos a saber que os técnicos continuam a trabalhar com os atletas pré-seleccionados, sendo que as selecções definitivas poderão ser conhecidas a partir desta semana.

Os atletas que foram seleccionados nos distritos estão acomodados em alguns centros das capitais provinciais. Por exemplo, os pré-seleccionados na província de Gaza estão em Xai-Xai desde o mês passado. No total são 87 crianças que foram pré-seleccionadas em diferentes distritos, não estando integrados alunos dos distritos de Massangena, Chigubo e Mabalane. Os pré-seleccionados da província da Zambézia estão em Quelimane desde Fevereiro, enquanto os de Cabo Delgado juntaram-se em Pemba há dois meses.  

Todos os alunos seleccionados nos distritos vão prosseguir com as aulas em algumas escolas situadas nas capitais provinciais até terminar o festival e, no segundo semestre, retomam as aulas nos seus distritos.

Os chefes dos departamentos de nutrição e saúde escolar garantem que estes recebem, diariamente, o acompanhamento escolar com os professores nos centros onde estão concentrados. Leia mais…

Texto de Abibo Selemane

abibo.selemane@snoticicas.co.mz

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo