Início » JOGOS DESPORTIVOS ESCOLARES: Obras entregues no final do mês

JOGOS DESPORTIVOS ESCOLARES: Obras entregues no final do mês

Por Idnórcio Muchanga

As infra-estruturas desportivas que estão a ser reabilitadas desde o ano passado poderão ser entregues até ao dia 25 do presente mês para acolher as partidas do XIV Festival Nacional dos Jogos Desportivos Escolares, agendados para o próximo mês de Agosto.

O festival do presente ano vai fechar o ciclo da realização do intercâmbio desportivo escolar pelas províncias. Assim sendo, ainda este ano, em Chimoio, será conhecida a província que abrirá o próximo ciclo das competições que inicia em 2021.

A província de Manica tem disponíveis três centros para acomodar os atletas e 14 recintos desportivos para as provas. Todos foram reabilitados para garantir melhor competitividade.

No entanto, não foram construídos novos recintos desportivos, porque, segundo o director nacional de Assuntos Transversais do Ministério da Educação e Desenvolvimento Humano, Ivaldo Quincardete, os dois municípios, nomeadamente Chimoio e Gondola, identificados para acolherem o festival, têm infra-estruturas em condições, o que deixou os organizadores satisfeitos.

As delegações provinciais chegam àquela província a partir do dia 7 de Agosto e as competições iniciam no dia 9. Os 1432 atletas de ambos os sexos que participarão no festival estarão distribuídos por três centros, nomeadamente Lar de Bagamoio, Instituto de Formação de Professores de Chibata e Instituto Agrário de Chimoio. O Instituto Agrário de Chimoio receberá maior número de alunos, 800, os restantes serão distribuídos pelos outros dois.

As casas de banho de todos estes locais foram requalificadas, tendo sido montados novos chuveiros e torneiras. Foram também abertos novos furos de água; as infra-estruturas foram pintadas e melhorou-se a vedação.

Actualmente, decorrem os trabalhos de acabamentos dos campos de futebol do Textáfrica de Chimoio e do Ferroviário de Gondola, onde estão a ser montadas novas bancadas feitas de madeira.

Estão igualmente a terminar intervenções no piso do campo da FEPOM e campo polivalente da Escola Secundária Geral Vila Nova, alguns dos recintos que vai acolher as provas de voleibol e andebol, respectivamente. A pista de atletismo começa a ser intervencionada esta semana.

De referir que no presente ano serão disputadas oito modalidades, nomeadamente andebol, atletismo, basquetebol, futebol, ginástica, voleibol, xadrez e jogos tradicionais. Entram pela primeira vez o atletismo para pessoas com deficiência visual, a título competitivo; voleibol de praia e natação, a título demonstrativo, e voleibol e futsal para pessoas com deficiência física e auditiva, respectivamente, a título demonstrativo.

Texto de Abibo Selemane
abibo.selemane@snoticicas.co.mz

Você pode também gostar de:

Leave a Comment

Propriedade da Sociedade do Notícias, SA

Direcção, Redacção e Oficinas Rua Joe Slovo, 55 • C. Postal 327

Capa da semana