Início » Inspectores verificam medidas contra a violência

Inspectores verificam medidas contra a violência

Por admin

Inspectores do Ministério da Juventude e Desporto realizam a partir de amanhã, segunda-feira, nas províncias de Cabo Delgado, Nampula, Sofala e Maputo, o grau de cumprimento do Regulamento para a organização de espectáculos desportivos.

A acção vai acontecer junto de associações provinciais, clubes e ligas e visa verificar se aquelas entidades estão a implementar as orientações emanadas daquele dispositivo legal.

José Dimitri, porta-voz do Ministério da Juventude e Desporto, disse que o Governo está a acompanhar com preocupação alguns actos de vandalismo que se multiplicam nos recintos desportivos, com ênfase para as províncias de Cabo Delgado e Nampula.

Referiu que a direcção do MJD não está indiferente ao fenómeno e está preocupada porque essas práticas não dignificam o desporto e por isso não devem continuar.

Explicou que o ministério do sector orientou no passado as federações, associações e ligas para elaborarem regulamentos específicos de organização de eventos desportivos, e é chegada a hora de verificar se cumpriram e estão já a implementar esses instrumentos ou não.

Não vamos permitir desmandos nos espaços desportivos e estamos a interagir com o movimento associativo para o cumprimento do regulamento, o qual, prevê medidas punitivas para os infractores – vincou.

Anotou que o MJD está a privilegiar um trabalho didáctico numa primeira fase, que deve ser acompanhado por acções de educação cívica nas claques, escolas e comunidades por outros agentes desportivos.

Lembrou que à luz do regulamento, as novas infra-estruturas desportivas devem prever o sistema de videovigilância para permitir punir individualmente os infractores.

Cada uma das modalidades tem respectivo regulamento que deve ser executado. Se as condições não existem, então não se realiza o espectáculo desportivo. Essa é a última medida, por enquanto estamos empenhados num trabalho didáctico para não matar o desporto – rematou.  

Você pode também gostar de:

Leave a Comment

Propriedade da Sociedade do Notícias, SA

Direcção, Redacção e Oficinas Rua Joe Slovo, 55 • C. Postal 327

Capa da semana