O Ministério da Juventude e Desporto (MJD) atribuiu na manhã de ontem diplomas de mérito a perto de 200 atletas que conquistaram lugares de pódio em competições internacionais entre os anos 2015 e 2017.
O acto, dirigido pelo titular do pelouro, Alberto Nkutumula, esteve inserido nas celebrações da Semana Nacional do Desporto (16 a 23 de Setembro) e visava enaltecer o empenho dos atletas para a conquista de vitórias.
Durante os três anos, destacaram-se praticantes de modalidades colectivas e individuais como basquetebol, futsal, karaté, ténis, judo, voleibol, atletismo, vela e canoagem, natação e atletismo paraolímpico.
Contudo, sem beliscar o desporto de alta competição, o ministro Alberto Nkutumula sublinhou o valor do desporto escolar, que constitui o maior movimento na esfera da massificação da prática do desporto, sendo a realização do Festival Nacional dos Jogos Desportivos Escolares a máxima expressão do desporto para o desenvolvimento, contribuindo, cada vez mais, para que o país alcance medalhas nas competições desportivas internacionais.