Hoje é o dia da decisão de quem são os dois clubes que acompanham o Matchedje da despromoção do Moçambola. São três candidatos, nomeadamente Chingale de Tete (27 pontos), Têxtil do Púnguè (26 pontos) e Vilankulo FC (25 pontos). Curiosamente, todos jogam em casa e com adversários já aprovados para o Moçambola de 2014. Irmandade de uns e amizade ou cumplicidade de outros pode ser determinante nos resultados.
Em Tete, concretamente no campo do Desportivo, Chingale recebe Ferroviário de Nampula. Depende dos próprios nampulenses se a deslocação é meramente turística ou para provar a todos que não foi por acaso que conseguiram a manutenção no Moçambola. Neste jogo quem se obriga a jogar para ganhar é o aflito Chingale, que até deve evitar empate. Vejamos o que pode acontecer com o ainda representante de Tete: se perder mante-se com 27 ponto; se empatar fica com 28 e se ganhar soma 30 pontos. Portanto, vitória do Chingale deixa em terra Têxtil do Púnguè e Vilankulos, mesmo que ganhem os seus jogos.
Apita o jogo de Tete Mateus Infante, coadjuvado por Adão Chitache e Baltazar Nhacume.
Na Beira, o têxtil é recebido no caldeirão do Chiveve, onde melhor joga, pelo Estrela Vermelha, em jogo de irmãos da mesma província e cidade. Têxtil precisa de ganhar para em caso de escorrega-la do Chingale escapar da despromoção. Nesse caso acompanhariam Matchedje, Chingale e Vilankulo, mesmo que este ganhe hoje. Celestino Gimo será auxiliado na arbitragem por Amisse Djuma e Dias Sigauque.
Vilankulo tem como hospede o Ferroviário da Beira. O representante de Inhambane precisa de vitória e esperar que Chingale e Têxtil percam. Portanto, Vilankulo mantê-se caso os outros dois não pontuem esta tarde. Árbitro do jogo é Amosse Lázaro, auxiliado por Salomão Filipe e Luís Lifanissa.
E em caso de empate nos três jogos? Manté-se o Chingale com 28, contra 27 do Têxtil e 26 do Vilankulo.
Enfim, qualquer dos três pode manter-se no Moçambola, mas quem maior probabilidade disso tem é o Chingale de Tete, enquanto o Vilankulo é que menos chance. E se não haver facilitação assistir-se-ão bons jogos e resultados justos nas três cidades. Mas o futebol não é todo ele limpo, pelo que, tudo é possível.
Outros jogos jogos desta última jornada do Moçambola são: Liga Muçulmana – Chibuto e, Desportivo de Nacala – HCB.
Poule com Jogos calmos
Com os vencedores praticamente conhecidos, termina esta tarde a poule de apuramento para o Moçambola de 2014. O primeiro a qualificar-se foi o Ferroviário de Pemba, seguido do Desportivo de Maputo, que na jornada anterior venceu o Ferroviário de Inhambane por 4-1.
O Textáfrica, que domingo passado fugiu do jogo com o Ferroviário de Quelimane, na capital da Zambézia, alegando arbitragem tendenciosa, adiou o seu regresso ao Moçambola para as próximas épocas. Hoje os fabris de Solapo jogam em casa com o FC Beira.
O outro jogo da Zona centro colocará frente – a – frente FC Angónia e palmeiras de Quelimane. Ninguém tem nada a perder nem a ganhar. E porque nesta zona está na moda falta de comparência, é provável que este jogo não se realize.
Na Zona Sul, o Ferroviário de Gaza recebe a Associação Desportiva da Maxixe e o Ferroviário de Inhambane tem pela frente MG da Matola.
Nas duas zonas fica por realizar uma jornada, isso no próximo fim de semana.
Para o Moçambola de 2015, a capital do país, Maputo, contará com dois ilustres candidatos, nomeadamente Matchedje e Estrela Vermelha, prevendo-se um campeonato da cidade bastante renhido. Os “alaranjados” não quererão mais à espera e os “militares” procurarão regressar rapidamente ao convívio com os outros grandes.
MUNDIAL DE FUTEBOL 2014
Cristiano Ronaldo abre
caminho para o Brasil
Cristiano Ronaldo colocou Portugal em vantagem no "play-off" de acesso ao Mundial 2014, ao marcar o único golo que derrotou a Suécia, igualando o seu recorde de golos num só ano. Mas quem vai ao mundial de Brasil só será conhecido na terça-feira, depois do jogo da segunda mão, em Estocolmo.
Um novo recorde de Cristiano Ronaldo permitiu a Portugal derrotar a Suécia pela primeira vez em solo luso e colocar-se em vantagem no "play-off" de acesso ao Mundial 2014. Foi a oito minutos dos 90' que CR7, após cruzamento de Miguel Veloso, encontrou o caminho para as redes da baliza da Suécia, num jogo em que Portugal foi quase sempre superior mas que se traduziu num triunfo sofrido.
Perante cerca de 60 mil adeptos no Estádio da Luz, Paulo Bento apostou no "onze base" do Euro 2012 e da fase de qualificação para o Mundial 2014. Os níveis de entrega, pressão e agressividade estiveram acima da média na selecção lusa, mas a falta de pontaria voltou a deixar muito a desejar. Basta dizer que Isaksson, guarda-redes sueco, fez a sua primeira defesa apenas aos 43', após cabeceamento de Pepe.
Rui Patrício, antes, já tinha tido trabalho na baliza da selecção nacional, mas na verdade a Suécia passou quase toda a partida resguardada no seu meio-campo, à espera que Ibrahimovic conseguisse, sozinho, causar estragos. Este não foi, no entanto, um jogo talhado para as individualidades e adivinha-se um duelo de grande luta e equilíbrio em Estocolmo, na terça-feira, 19 de Novembro, na segunda mão do "play-off".
Quando Portugal jogava já quase em desespero, mas sem Paulo Bento arriscar (tinha trocado Hélder Postiga e Raúl Meireles por Hugo Almeida e Josué), CR7, que nem estava a fazer a melhor das exibições, conseguiu faturar, alcançando o seu 63.º golo em 2013 e igualando o registo do ano passado. Desta vez, note-se, conseguiu-se em apenas 54 jogos, menos 17 do que em 2012. E poderia ter feito o 64.º, não tivesse a trave da baliza sueca negado o 2-0 aos 86'.
Este golo, porém, já não entra nas contas para a Bola de Ouro, pois as votações para melhor jogador do mundo em 2013 estão oficialmente encerradas. O golo, porém, foi de ouro para Portugal, que leva uma vantagem importante para Estocolmo, sobretudo por não ter sofrido golos.
Ucrânia domina a França (2-0)
A Ucrânia recebeu e venceu a selecção francesa por 2-0, colocando-se em vantagem no play-off de apuramento para o Mundial 2014 do Brasil.
Os golos da partida foram marcados na segunda parte: primeiro por Zozulya (61) e depois por Yarmolenko (82).
O jogo ficou ainda marcado por uma expulsão para cada lado. Do lado dos franceses, Koscielny recebeu o vermelho direto aos 90+1. Entre os ucranianos, Kucher recebeu o segundo cartão amarelo aos 90+5.
Grécia vence Roménia (3-1)
A Grécia, seleção treinada pelo português Fernando Santos, venceu esta sexta-feira a Roménia em casa por 3-1, em jogo arbitrado pelo português Pedro Proença.
O início do jogo foi bastante emocionante, com três golos em seis minutos. Primeiro os helénicos, aos 14 minutos, por Mitroglou. A Roménia empatou logo a seguir, aos 19 minutos, por Stancu, mas a Grécia voltou à vantagem aos 21, por Salpingidis.
Mais golos só no segundo tempo, com Mitroglou a fechar o resultado aos 67 minutos.
Até final destaque ainda para a expulsão de Lazar, da Roménia, aos 90+2 por duplo cartão amarelo, o que o coloca de fora da segunda-mão do play-off.
México goleia Nova Zelândia (5-1) no play-off e está com um pé no Mundial
O México recebeu e venceu a Nova Zelândia por 5-1, em partida da primeira mão do play-off de acesso ao Mundial de 2014, entre o quarto classificado da CONCACAF e o primeiro da Oceânia.
O México teve no avançado Oribe Peralta, orientado por Pedro Caixinha no Santos Laguna, a sua principal figura, ao bisar no encontro, aos 48 e 80 minutos.
Também marcaram Paul Aguilar (32), Raúl Jiménez (40) e o veterano Rafa Márquez (84). A Nova Zelândia marcou o seu único golo aos 85 minutos por Chris James, que joga na Finlândia.
O jogo da segunda mão, que deverá confirmar a presença do México no Mundial do Brasil, está marcado para a próxima quarta-feira, na cidade de Wellington, Nova Zelândia.