Início » Gaza aposta no atletismo, andebol, boxe e futebol

Gaza aposta no atletismo, andebol, boxe e futebol

Por admin

O director provincial da Juventude e Desportos de Gaza, Fernando Pinho, disse ao nosso jornal, no encerramento do III Festival Nacional de Jogos Tradicional, realizado em Xai-Xai, de 20 a 23 de Setembro, que aquela província do sul do país está apostada em resgatar a prática das modalidades de andebol, boxe, atletismo e futebol.

“Nós vamos bem no desporto, em função da nossa classificação nos Jogos Escolares. No Moçambola temos o Chibuto, que mais uma vez tem a permanência garantida, e brevemente vamos ter mais um clube na prova”, assim resume o estágio actual do desporto na província de Gaza, que outrora se orgulhava pelas boas prestações do Clube de Gaza em futebol e da entrega dos jovens na prática de andebol.

“Estamos a apostar no andebol, atletismo, boxe e futebol. Temos um campeonato provincial de futebol muito competitivo, em que o Governo patrocina as deslocações das equipas, permitindo a participação de 60% dos distritos.”

Falando especificamente do festival dos jogos tradicionais, Fernando Pinho diz que foi positivo, tendo as modalidades de Muravarava e Ntxuva sido bem disputadas, sem contestação técnica, embora tenhamos constatado o contrário no que se refere a Ntxuva, que se difere de norte para o sul.

“Foi positivo. Ntxuva e Muravarava foram bem disputadas, sem contestação técnica. Ficou provado     que Gaza é o berço de Ntxuva. A premiação do INADE (Instituto Nacional do Desporto) veio a compravar a importância que o Governo dá a este tipo de jogos. Vale a pena continuar e aumentar o número de jogos de competição”, sublinhou o director provincial, ele que antes exerceu as mesmas funções na província de Manica.

Você pode também gostar de:

Leave a Comment

Propriedade da Sociedade do Notícias, SA

Direcção, Redacção e Oficinas Rua Joe Slovo, 55 • C. Postal 327

Capa da semana