Início » Ganhar pela honra

Ganhar pela honra

Por admin

-Moçambique X Gana a partir das 15:00 horas no Estádio Nacional do Zimpeto

Com as contas de qualificação à fase final do Campeonato Africano das Nações (CAN) comprometidas, a Selecção Nacional de Futebol “Mambas” recebe na tarde de hoje a sua congénere do Gana no Estádio Nacional do Zimpeto, em desafio a contar para a quarta jornada do grupo H.

Em três jogos realizados, os “Mambas” ocupam a última posição sem qualquer ponto e com apenas um golo, obtido no golpe de cabeça de Sonito quinta-feira passada em Acra, na derrota por 3-1 diante das “Estrelas Negras”.

Foi um resultado que arrumou todas as esperanças duma eventual presença no Gabão, em 2017, por isso, o desafio de hoje servirá para a turma moçambicana salvar a honra e experimentar vencer um colosso africano, o que não sucede há mais duma década.

O Seleccionador Nacional de Futebol, Abel Xavier, não consegue abordar o jogo de amanhã sem referir-se ao de quinta-feira passada, no qual, defende, os “Mambas” lutaram pelos três pontos, a despeito de várias vicissitudes.

“Em Acra, abordamos o jogo com ambição única e que será para todos os jogos que é lutar pelos três pontos, independentemente do adversário. Quando chegamos as condições de recepção não foram boas porque temos uma tradição de receber bem as equipas e sentimos certa animosidade da forma como nos receberam. Gostamos de trabalhar em boas condições”, queixou-se.

– No jogo tivemos vários condicionantes na primeira parte e as situações que marcaram o jogo foram lances capitais, primeiro golo em fora-de –jogo, mas mesmo assim conseguimos reagir. Devo dizer que em termos de atitude dos jogadores, todos eles, foi muito positiva.

O técnico pede paciência, considerando que em apenas três dias de trabalho, Moçambique apresentou um grupo coeso e ambicioso. “Tivemos três dias de treino, convém dizer, sabemos que o período é curto e temos que ser muito eficazes na informação que passamos aos jogadores para eles implementarem em campo e isso foi conseguido. Em grande parte do jogo fomos bastante competentes, dignos e honramos a camisola que vestimos”.

E hoje, como será? O técnico responde que no grupo há um reconhecimento tácito da qualidade do Gana, “mas não tememos ninguém e não devemos temer nenhum adversário porque é preciso jogar, e jogar num patamar de igualdade em todas as circunstâncias”.

– Penso que deixamos uma imagem extremamente positiva, ousada, de coragem, de brio e profissionalismo. Houve alterações profundas que não são visíveis ao público e o grupo está a respeitar, a interiorizar da melhor maneira possível. E quando assim é reconforta-me e faz me perspectivar o próximo jogo com confiança, conhecendo melhor o adversário, e os jogadores também. Primeiro porque jogamos em casa, com o apoio do nosso público, e obviamente a equipa está extremamente motivada para abordar este jogo com o Gana.

Nestes termos, o treinador está motivado e argumenta que a atitude competitiva, a coesão e organização demonstrada num curto espaço de tempo “deu-nos sinais de que com a continuidade desses processos iremos ficar cada vez mais fortes”.

Devido a queixas físicas de alguns atletas, foram chamados mais três jogadores, nomeadamente Sidique, Usama e Luís Miquissone.

Questionado sobre as contas de qualificação, Abel Xavier prefere sublinhar que “nós sabemos onde estamos, mas também é óbvio que nós sabemos onde queremos ir. Portanto, a questão é abordar as etapas jogo a jogo, termos brio competitivo, orgulho e carácter de podermos lutar em circunstâncias de igualdade”

Por isso, o trabalho que se segue aos jogos com o Gana é de continuar a motivar os jogadores da mesma forma e com o mesmo propósito: ganhar jogos independentemente das circunstâncias.

 “Devemos fazer um trabalho que nos vai permitir ganhar mais vezes do que perder. Para o jogo com o Gana nos preparamos para a vitória. Vamos dar continuidade à fase em que tivemos muitas vezes em cima da equipa do Gana, que foi um momento que todo grupo apreciou.”, anotou.

Mensagem aos adeptos

– Que se juntem à causa. Foi feito um trabalho interno de intervenção, há muitos jogadores que voltaram para dignificar a pátria com o compromisso de serem líderes e referências e nós precisamos do vosso apoio. Precisamos que vocês acreditem que é uma etapa que estamos a construir à busca de resultados positivos, mais vezes positivos, estamos a trabalhar mental, técnica e tacticamente todos aspectos que julgamos necessários e pedimos ao povo que se junte à causa, aos jogadores, que são os grandes protagonistas das ambições que queremos. Queremos que a bandeira do país seja elevada e respeitada internacionalmente quando vamos atacar todas competições.

Independentemente do resultado, que seja de alegria ou tristeza, reconhecemos as situações todas, e queremos dar alegria, por isso venham ao estádio, apoiem a selecção, apoiem acima de tudo o país, que não tem religião, etnia, cor, que se juntem. O futebol é a expressão do povo, a selecção precisa de todos, do vosso apoio, independentemente do poderio do adversário porque no campo se estivermos juntos mais força temos.

Custódio Mugabe

Você pode também gostar de:

Leave a Comment

Propriedade da Sociedade do Notícias, SA

Direcção, Redacção e Oficinas Rua Joe Slovo, 55 • C. Postal 327

Capa da semana