Início » Gala do Desporto junta melhores e medalhados

Gala do Desporto junta melhores e medalhados

Por admin

Os melhores desportistas e atletas medalhados internacionalmente vão proporcionar a Gala de Desporto de 2015, em Maputo, dia 10 de Novembro, em cerimónia que se pretende ser de muita alegria e festa.

Na ocasião serão anunciados o Melhor Atleta e a Melhor Atleta do ano, Atleta Revelação, Melhor Treinador, Melhor Atleta paralimpico, em ambos sexos, e o Atleta Mais Popular. Igualmente serão conhecidos o Melhor Jornalista de imprensa, Melhor Jornalista de rádio e Melhor Jornalista de televisão. Haverá Prémio Alto Prestígio e Menções Honrosas.

O lançamento da Gala de Desporto 2015, sob o lema “Unidade Nacional, Paz e Progresso”, aconteceu na última terça-feira, 27 de Outubro, nas instalações do Ministério da Juventude e Desporto, em cerimónia presidida por António Munguambe, director geral do Instituto Nacional do Desporto (INADE).

O Atleta Mais Popular será votado via mensagem telefónica (sms) pelos desportistas interessados, de 10 a 20 de Novembro. A indicação de personalidades para Menções Honrosas e Prémio Alto Prestígio será da responsabilidade do MJD. Os vencedores das restantes categorias serão obtidos por um júri técnico constituído por pessoas à primeira tidas de idóneas, honestas e sérias.

Mais uma vez, só os melhores atletas, em masculinos e femininos, é que receberão valores monetário, embora se admita que apareça alguém a facilitar o alargamento deste tipo de premiação.

Os medalhados nas competições internacionais receberão valores à luz da lei de premiação, que se subscreve à lei mãe  do desporto.

No lançamento da Gala, jornalistas e dirigentes federativos presentes apresentarão algumas inquietações e sugestões, que António Munguambe diz os ter anotado.

Questionou-se como seria possível conhecer com perfeição e lealdade os melhores atletas do ano se até dia 10 de Outubro algumas federações não terão realizado os campeonatos nacionais.

Se não seria melhor separar as categorias de formação dos seniores. Se não seria justo contemplar uma categoria de veteranos. Se não seria melhor distinguir os melhores por modalidade, deixando de haver um único atleta melhor de todo o desporto, onde os níveis de competição são muito diferentes, para além de haver modalidades colectivas e individuais.

Caberá às federações nacionais indicarem aqueles que foram os melhores de 2015 para posterior triagem do júri técnico a esses nomeados. A última Gala do Desporto realizou-se em Abril de 2014 referente ao ano de 2013, em que foi melhor atleta masculino Juliano Máquina e melhor atleta feminino Leia Dongue. O nosso colega Manuel Meque ganhou o prémio não monetário de Melhor Jornalista do Ano com uma reportagem sobre as dificuldades do futebol feminino em Moçambique.

 

  

Você pode também gostar de:

Leave a Comment

Propriedade da Sociedade do Notícias, SA

Direcção, Redacção e Oficinas Rua Joe Slovo, 55 • C. Postal 327

Capa da semana