Início » Futebol homenageia a mulher

Futebol homenageia a mulher

Por admin

A final da Copa Lurdes Mutola, em futebol, realiza-se amanhã, 7 de Abril,  no Campo do 1º de Maio, em Maputo, entre as equipas femininas de Magika de Maputo (Província) e Academia Militar FC de Nampula, a partir das 14 horas. A Fundação Lurdes Mutola, por força de ocorrências militares, quis que esta final da copa referenciada se juntasse às festividades do 7 de Abril, dia da Mulher Moçambicana, que assinala mais um aniversário da morte da heroína Josina Machel.

Desse modo, o futebol se encarrega de homenagear a mulher moçambicana, numa disputa que envolve praticantes do norte e sul do país, naquilo que se pretende que seja uma grande festa.

Dos convidados que se esperam presentes no Campo do 1º de Maio, destaque vai para a Primeira-dama da República, Maria da Luz Guebuza, a própria Lurdes Mutola, a Governadora da Cidade de Maputo, Lucília Hama, Ministro da Juventude e Desporto, Fernando Sumbana Jr, ou seu representante, para além dos representantes da Federação Moçambicana de Futebol, corpo diplomático, os antigos jogadores Tico-Tico, Armando Sá, Domigues e outros.

Antes do jogo, as 13,30 horas, vai actuar a cantora Dama do Bling, num show musical que vai terminar depois do jogo e dos discursos agendados.

A Copa Lurdes Mutola é organizada no âmbito do projecto Futebol Feminino em Movimento e dos subprojectos Futebol dá Força e Meninas de Ouro, que visam a dinamização da rapariga no processo do desenvolvimento do país.

Na organização do evento, iniciado a 20 de Setembro de 2013 ao nível provincial, a Fundação Lurdes conta com as ajudas dos ministérios da Educação e da Juventude e Desporto e da Federação Moçambicana de Futebol.

Na sua primeira edição, em 2013, cuja final se realiza amanhã, participaram oito províncias, incluindo a Cidade de Maputo, nomeadamente Gaza, Inhambane, Sofala, Manica, Zambézia, Nampula e Maputo, em um movimento desportivo de 90 equipas, 660 jogos e 1800 atletas.

Todos os jogos foram acompanhados pelas associações juvenis locais, que aproveitaram a ocasião para realizar actividades de sensibilização sobre saúde sexual e reprodutiva, prevenção de violência doméstica, abuso sexual, gravidez precoce bem com do HIV e SIDA, que beneficiou 180 000 pessoas dos arredores dos campos.  

As equipas vencedoras de cada província qualificaram-se para a fase regional que teve lugar nos dias 8 e 9 de Dezembro nas cidades de Chimoio e Xai-Xai, em simultâneo, em que no total participaram 160 meninas. Desse modo, em Chimoio foi qualificada a equipa Academia Militar de Nampula em representação das zonas centro e norte, enquanto em Xai-Xai foi qualificada a equipa de Magika de Maputo, em representação da zona sul.

São essas equipas que esta tarde disputam a final de 2013, cuja vencedora terá como prémio uma deslocação á Suécia, onde participará numa copa internacional do futebol feminino em Julho do ano corrente.

De salientar que, em colaboração com outras Organizações Não Governamentais, a Fundação Lurdes Mutola lançou no ano passado a iniciativa da criação da Rede de Organizações de Desporto para Desenvolvimento, uma ferramenta de divulgação de habilidades para a vida através de actividades desportivas.

A referida rede realizou em 2013 dois encontros, o primeiro a 14 de Abril na universidade Eduardo Mondlane, no qual se discutiu a viabilidade e pertinência e os objectivos da mesma. Estiveram no encontro, para além da Fundação Lurdes Mutola, representantes da Academia João Chissano, Escolinha do Tico-Tico, Provida e Associação Bebec.          

Você pode também gostar de:

Leave a Comment

Propriedade da Sociedade do Notícias, SA

Direcção, Redacção e Oficinas Rua Joe Slovo, 55 • C. Postal 327

Capa da semana