Início » Fui o verdadeiro campeão do “Moçambola” 2014- Sérgio Faife

Fui o verdadeiro campeão do “Moçambola” 2014- Sérgio Faife

Por admin

Sérgio Faife, técnico principal do Clube Ferroviário de Nacala, disse ao domingo que independentemente dos maus momentos registados no final da temporada passada, ao serviço da Liga Desportiva, considera-se o verdadeiro vencedor do “Moçambola” 2014.

O técnico refere que foi ele quem orientou a equipa desde a primeira jornada do campeonato. Nesse período tinha conseguido bons resultados que lhe valeram o estatuto de líder da prova por muito tempo.

Acontece que chegou um momento em que não conseguiu manter essa linha de bons resultados e em consequência disso reduziu a distância com os seus perseguidores directos.

Faife considera que as derrotas que sofreu são normais para qualquer equipa que participa dum campeonato onde algumas procuram pontos para se estabilizarem, enquanto outros, mais ambiciosos, lutam para a conquista do título.

O campeonato tem 26 jornadas. Eu estive no comando da equipa durante 22 jornadas e nessas a equipa ficou à frente desde a oitava jornada e nunca saiu de lá, mesmo naqueles momentos maus. Então cada um pensa como quiser. Não há nenhuma equipa que começa bem o campeonato e joga até ao fim sem ter oscilações. Cada um tira que tire as suas conclusões, mas a minha é essa que fui o verdadeiro técnico campeão da época passada, disse.

Recorde-se que Sérgio Faife assumiu o cargo de técnico principal da Liga Desportiva de Maputo depois da direcção do clube rescindir o contrato com o treinador Litos Carvalha, a seu pedido deste.

Aliás, a saída de Litos foi na sequência dos maus resultados conseguidos pela equipa durante as competições africanas em que esteve envolvida, sendo dois empates e duas derrotas.

Na recta final do campeonato a direcção indicou Daudo Razak para o cargo de técnico principal e Sérgio Faife para a função de adjunto deste. Esta medida deixou indignados alguns amantes do desporto, sobretudo do futebol.

Entretanto, ainda na época passada, Faife teria dito que estava satisfeito na Liga Desportiva e que pretendia continuar naquele clube até que surgisse uma proposta maior.

A Reportagem do domingo procurou saber do técnico se o Ferroviário de Nacala teria apresentado uma proposta maior que a do antigo clube, pelo que respondeu que apesar dos incidentes verificados ano passado continua a ter boas relações com o clube anterior, tendo se transferido apenas para abraçar novos desafios.

Faife considera que se trata de dois clubes com ambições diferentes quando entram no “Moçambola”. Enquanto a Liga luta para renovar os títulos, o Ferroviário de Nacala joga para a manutenção.

Foi um divórcio de comum acordo. A qualquer momento posso voltar para a Liga. Não tenho mágoa com a direcção da Liga. Estou aqui para abraçar novos desafios da minha vida profissional. A minha missão é conquistar vitórias que garantam a manutenção desta equipa. Penso que vou conseguir, disse.

Mas esses incidentes não terão contribuído para a sua saída para Nacala?, questionámos o técnico, tendo respondido nos seguintes termos:

– Não tenho mágoa com a direcção da Liga, o que quer dizer que posso voltar a trabalhar para aquele clube,respondeu.

Falando ainda sobre a sua expectativa em relação a missão em Nacala, o técnico dos locomotivas mostrou-se confiante, afirmando, inclusive, estar a sonhar um pouco mais alto.  

Ninguém é proibido sonhar, temos uma equipa para isso. É só as pessoas que estão dentro do clube trabalharem como deve ser. Deve haver uma colaboração entre a direcção e a equipa técnica. Por aquilo que vim encontrar, o clube tem uma boa direcção, referiu.

ENTUSIASMADO

O mister Sérgio Faife está entusiasmado com o público de Nacala que escala ao campo para acompanhar de perto os treinos do Ferroviário. Considera a atitude da massa associativa de positiva, alegadamente porque os jogadores, assim como a equipa técnica, precisam deste ambiente para estarem mais motivados.

– Sabemos que ali nas bancadas cada um tem a sua opinião sobre a equipa que deverá ser construída. Esta situação por um lado é satisfatória porque dá mais força ao grupo, por outro é um desafio porque estes querem resultados positivos segundo as suas previsões, disse.

Acrescentou que está naquela cidade para conseguir os resultados que tanto a massa associativa, assim como a direcção procuram há bastante tempo.

Queremos confiança e trabalhamos para alegrar esta massa associativa. Já faz muito tempo que este público precisa de resultados animadores. É claro que no ano passado conseguiram vencer o provincial, assim como a poule, mas isso não é tudo, querem manter-se no Moçambola, é isso que vamos procurar fazer nesta época,referiu.

Num outro desenvolvimento, o nosso entrevistado apelou os amantes de futebol da cidade portuária de Nacala para não se guerrearem, nem dentro do campo, assim como fora.

Segundo Faife, os adeptos locais devem se unir para as duas equipas daquela cidade conseguirem manter-se no Moçambola porque só assim é que poderão ter mais jogos.   

– São três equipas da província que estarão no Moçambola, das quais duas são da cidade de Nacala. Penso que não há motivo de haver rivalidade, o importante é cada um puxar para o seu lado e quando uma recebe um adversário de fora todos devem vestir a mesma camisola, apoiando a equipa da casa. É claro que é difícil incutir essa ideia nas pessoas, mas é o que devia acontecer para as três equipas continuarem próximo ano.  

Abibo Selemane

habsulei@gmail.com

Você pode também gostar de:

Leave a Comment

Propriedade da Sociedade do Notícias, SA

Direcção, Redacção e Oficinas Rua Joe Slovo, 55 • C. Postal 327

Capa da semana