Início » FMF não tem Gabinete Técnico

FMF não tem Gabinete Técnico

Por admin

 

Já foi seleccionador nas camadas jovens. Qual é o seu relacionamento actual com a Federação Moçambicana de Futebol (FMF)?

O meu relacionamento com o presidente da Federação é dos melhores. É um grande amigo e irmão.

 

Está a falar do detestado Feizal Sidat?

 

Sim, é esse detestado Feizal. A qualquer momento tenho as portas da FMF abertas na pessoa de Feizal. Com os outros órgãos, como Gabinete Técnico, não nutro nenhuma simpatia, porque não os vejo com projecto nenhum. Vejo um director técnico vitalício, sem projecto para as camadas jovens, onde eu hoje podia voltar a emprestar a minha sabedoria, como quando dirigido por Augusto Matine. Eu levei uma selecção de sub-12 a Portugal, que depois foi abatida pelas pessoas da federação. Neste momento o Gabinete Técnico da FMF é nulo, não existe. Se existisse e quisesse dar uma reviravolta nas camadas jovens ia buscar Gentil Escrivão, Euroflin Maria da Graça, Nunes Tembe, treinadores que em cinco ou seis anos poriam Moçambique a ombrear com outras nações aqui na Zona Austral de África.

 

Talvez eles ou vocês não se aproximam ao Gabinete Técnico da FMF!

 

Nós não somos engraxadores. Os maiores engraxadores acabam se juntando na federação e fazem as atrocidades. Escreve que o futebol juvenil em Moçambique é pouca vergonha. Os treinadores implantados na federação não se identificam com o futebol juvenil.

 

Uzaras, estará a dizer que temos uma direcção federativa competente e um Gabinete Técnico incompetente?

 

Eu disse que nutro grande admiração pelo presidente da federação, um senhor impulsionador de muitas vontades, que sozinho não pode fazer nada. Posso adiantar que com Gabinete Técnico chefiado por Augusto Matine, que reuniria todos aqueles treinadores competentes que já os mencionei, estaríamos a voar ao mais alto. Aqui neste país valoriza-se mais os que menos sabem. As pessoas não devem ser chamadas para se formarem, mas para irem dar resultados. Está provado que o actual Gabinete Técnico é nulo, por isso em nenhum escalão ganhamos.

 

Em femininos parece pior. São goleadas atrás de goleadas!

 

O futebol feminino tem de ser entregue às pessoas que são do futebol feminino. Não são os Calós, Bernardos que devem estar no futebol feminino. Como é que pessoas que são do futebol masculino são chamadas para treinarem selecções femininas? Onde queremos chegar com o futebol feminino? Esses treinadores, que nunca os vi nos campos do futebol feminino, nem sabem como lidarem com as miúdas. Idem buscar lá no futebol feminino treinadores para as selecções femininas, por favor! Há treinadores e treinadoras que estão lá há mais de dez anos. O Gabinete Técnico da federação deve ser banido imediatamente. Que se busque Augusto Matine, José Geneto, Euroflin da Graça, Gentil Escrivão, Nunes Tembe, quiçá Uzaras também para essa elite de formação. Moçambique seria imbatível. Recorde-se da vez de Kampango, Tico-Tico, Paulito, Luisinho, Nuro, Macamo, Jossias, juniores que faziam temer Moçambique na Zona. Quem eram os treinadores desses craques? São os senhores que acabei de mencionar, Lembram-se do treinador Miguel Vaz? Será que esses treinadores desaprenderam?

 

E qual seria o papel do Governo: chorar, pedir inquéritos, assistir ou apoiar?

 

Eu acho que o Governo, através do Ministério da Juventude e Desportos, tem quadros qualificados capazes de fiscalizar o trabalho das federações e aconselhar. E se deve alocar meios e ajudar na angariação de apoios. Recordo-me dos fundos angariados dos bancos e outras empresas para o projecto FUT-21… Não sei onde foi esse dinheiro, nem o paradeiro do referido projecto. Com dinheiro a federação dispensaria os treinadores que ainda têm muito por aprender para chegarem às selecções nacionais. 

Você pode também gostar de:

Leave a Comment

Propriedade da Sociedade do Notícias, SA

Direcção, Redacção e Oficinas Rua Joe Slovo, 55 • C. Postal 327

Capa da semana