Desporto

Financiamento condiciona obras no Campo da Bela Vista

A direcção do Clube Desportivo de Nacala tinha planificado para o presente ano intervenções no campo da Bela Vista, nomeadamente na tribuna, bancadas, balneários e vedação. No entanto, o projecto não se vai de efectivar porque o clube não tem fundos suficientes para suportar os custos da empreitada.

O campo da Bela Vista é de entre várias infra-estruturas da cidade de Nacala, provincia de Nampula que foi afectada pelas chuvas que vem caindo nos últimos tempos no país.

O canal que serve para escoar as águas que caem sobre o relvado ficou danificado e está cheio de areia, facto que dificulta a drenagem das águas pluviais.

O presidente de direcção do clube, Mahomed Munir, lembrou que o desportivo é dependente de patrocinio, apoios e receitas cobradas nos ingressos dos jogos.

Segundo Munir, a direcção neste momento está a trabalhar para pôr a equipa a trabalhar em pleno.

Pedimos para quem de direito para ajudar-nos em algumas intervenções como a ampliacao das bancadas, tribuna, assim como pintura, exortou.

Entretanto, falando sobre a expectativa para o presente ano, o presidente do Desportivo de Nacala disse que espera melhorar o posicionamento da equipa na época passada, oitavo lugar.

Para o efeito, a equipa técnica orientada por Arnaldo Ouana contará com 40 porcento do plantel anterior, mais alguns reforços vindos dos Ferroviários de Nampula e Pemba, Maxaquene, assim como juniores do Costa de Sol.

Munir reconhece que ainda não tem plantel que pode ajudar a atingir a meta que foi planificada para o efeito.

Precisamos de jogadores com maturidade. Estamos a trabalhar para isso. Neste momento a nossa preocupação é formar a equipa base para depois procurar jogadores que vao fechar as lacunas, disse Munir.

ADEPTOS ACORREM AOS TREINOS

Cerca de três centenas de adeptos do Desportivo de Nacala acorrem todos os dias ao campo da Bela Vista para acompanhar de perto os treinos da sua equipa.

Todos estão ansiosos em ver a sua equipa do coração a trazer bons resultados na edição 2015 do “Moçambola, cujo início está agendado para a segunda quinzena de Março próximo.

Os mesmos preenchem todas bancadas daquele campo, cantando e dançando como sinal de alegria.

A maioria destes são jovens proprietários de alguns estabelecimentos comerciais da cidade de Nacala, outros são funcionarios públicos como da carreira de docência.

As enchentes nos treinos verificam-se tanto no campo da Bela Vista que acontecem no periodo da tarde, assim como do Ferroviário, nas manhãs.  

Nas bancadas, os comentários são vários, alguns destes satisfeitos com o que vê no interior do campo, outros ainda estão em dúvida, uma vez maior parte serem novas aquisições.

Rashid Amisse, adepto do Desportivo, disse à nossa equipa de Reportagem que a sua expectativa é ver o clube a ocupar os primeiros cinco lugares na tabela de classificação geral.

Há quem diz que não é possível, mas nós temos fé que vamos conseguir, é o nosso desejo. Sabemos que perdemos maior parte do plantel. Mas também sabemos que o treinador é que forma uma equipa, sobre isso  acreditamos que o treinador tem a capacidade de fazer isso,disse.

Por sua vez, Ali Bachir disse que está satisfeito com o nivel de preparação da sua equipa e almeja melhores resultados.

Não podemos ficar preocupados com os resultados do ano passado. Agora a nossa luta é ter uma equipa capaz de tirar pontos a qualquer adversário, tanto aqui, no nosso campo, assim como fora, disse.

No ano passado a expectativa era estar posicionado nos primeiros cinco lugares, facto que não aconteceu por causa de algumas fragilidades em alguns sectores.

No ano passado não conseguimos, mas este ano acho que vamos porque temos treinador capaz, referiu.

Por seu turno, Kabibe Mário revelou que ainda não está satisfeita porque sente que há sectores que precisam de ser reforçados, designadamente os defensivo e atacante.

– No ano passado tivemos problemas de finalização, e até certo ponto perdemos muitos pontos por causa disso. Agora para este ano, perdemos jogadores que eram chaves da equipa, então, as novas aquisições ainda não me conveceram. O treinador terá que trabalhar muito, disse.

Acrescentou que a sua equipa demonstrou nos últimos dois anos que em cada jogo luta para manter-se no “Moçambola”.

Gostaria que o Ferroviário procurasse fazer o mesmo para proximo ano continuarmos com duas equipas,disse.

Estou pronto para

enfrentar o novo desafio

– Arnaldo Ouana, tecnico do desportivo

O novo técnico do desportivo de Nacala, Arnaldo Ouana, referiu que está preparado para enfrentar o novo desafio da sua carreira profissional.

Reconhece ainda que lhe esperam várias dificuldades, uma vez que vai lidar com adeptos muito exigentes e que sempre querem resultados satisfatórios a seu favor.

Contudo, garantiu que vai trabalhar arduamente para conseguir resultados positivos de forma a deixar os nacalenses satisfeitos, para além de responder o pedido da direcção do clube.

Falando sobre a presença dos adeptos do campo, referiu que os mesmos transmitem mais confiança ao grupo de trabalho e maior motivação para nos treinos.

Sempre gostei de encarar desafios, embora certas vezes nao tenha conseguido os resultados desejado. Perdemos 60 por cento dos jogadores, mas esta situação não pode constituir preocupação. Temos um conjunto novo e durante o trabalho vamos procurar formar uma equipa forte, disse.

Para o efeito, o técnico referiu que é preciso os adeptos terem paciência porque o conjunto forma-se no decorrer do trabalho. 

Gostaríamos de reforçar o sector defensivo, contratar um ponta de lança de raiz e um lateral direito. No sector intermediário estamos preenchidos, mas ainda precisamos de trazer novos jogadores para termos boas alternativas, disse.

Acrescentou que gostaria ainda de ter seis jogos de preparação, o que não se afigura fácil, considerando o número reduzido de clubes na cidade de Nacala.

– Agendamos um estágio em Lichinga, mas ainda não está confirmado. Gostaria de aproveitar a imprensa para apelar o público de Nacala para se unir e apoiar as equipas de casa, sem conflitos entre eles. É preciso lutar para as duas equipas se manterem no “Moçambola”, porque só assim todos os finais-de-semana terão jogo. Eu imagino o que vão passar os amantes de futebol da cidade da Beira este ano, depois de duas épocas com três equipas no “Moçambola” e agora apenas uma.

Fotos de Carlos Uqueio

Abibo Selemane
habsulei@gmail.com

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo