Início » Festa africana na Guiné Equatorial

Festa africana na Guiné Equatorial

Por admin

África está em festa pelo início, ontem, na cidade de Bata, Guiné Equatorial, da 30.ª edição do Campeonato Africano das Nações (CAN), a maior competição futebolística do continente.

Trinta e duas selecções nacionais divididas em grupos de quatro cada competem até o próximo dia 8 de Fevereiro para suceder a ausente Nigéria no trono do futebol africano.

Inicialmente agendado para Marrocos, o torneio foi posteriormente transferido para a Guiné Equatorial por desistência dos marroquinos. A Guiné Equatorial ganhou lugar na prova depois de eliminada na fase de apuramento.

Ontem, como é de praxe, a selecção anfitriã foi chamada a abrir as hostilidades frente ao Congo, enquanto o Gabão jogou com Burkina Faso, para o Grupo A.

Hoje é a vez de estreia das selecções nacionais do Grupo B, com a Zâmbia a enfrentar a RD Congo, a partir das 18.00 horas, para às 21.00 horas entrarem em campo Tunísia e Cabo Verde, curiosamente os apurados no grupo de qualificação de Moçambique.

O catalogado “grupo da morte” só entra em acção amanhã na cidade de Mongomo, através dos desafios Gana- Senegal e Argélia-África do Sul.

O Gana já venceu a prova por quatro vezes, Argélia e África do Sul tem um título cada, enquanto o Senegal procura a primeira vitória.

A prestação dos argelinos no “Mundial” do Brasil faz antever uma qualificação à próxima fase, mas os percursos recentes do Senegal, Gana e da própria África do Sul baralham os apostadores.

O Grupo D, com sede em Malabo, integra Costa do Marfim, Mali, Camarões e Guiné-Conakry. Os costa-marfinenses, com uma legião de “estrelas” a evoluir na Europa, são os principais candidatos ao apuramento, devendo a segunda vaga ser ocupada por Camarões ou Mali.

Neste lote de selecções nacionais, há que destacar a ausência do Egipto, vencedor da competição por sete vezes, e a Nigéria, campeã no último CAN disputado no Burkina Faso.

Catorze jogadores com

115 anos na Guiné Equatorial

A lista oficial dos 23 jogadores convocados para o CAN-2015 que a Guiné Equatorial entregou na Confederação Africana de Futebol tem 14 jogadores nascidos a… 1 de Janeiro de 1900, portanto, com 115 anos.  

Neste caso, o que parece é que a federação da Guiné Equatorial tinha colocado todas as datas de nascimento como 1/1/1900 mas só alterou para as correctas em nove elementos da lista. Além disso, 19 dos jogadores presentes na lista têm nomes começados por letras minúsculas, outra prova de que o envio dos convocados foi feito sem qualquer preparação.

Curiosamente, é um erro cometido pela seleção do país que organiza a competição que decorre entre 17 de Janeiro e 8 de Fevereiro.

Gabão quer chegar longe

Jorge Costa,  treinador da selecção do Gabão, referiu que aquele conjunto não é candidato ao título, mas deseja “ir o mais longe possível” na competição da Guiné Equatorial.

“As expectativas são normais para quem entra numa grande competição. Não me canso de relembrar que não somos, nem de perto nem de longe, favoritos a ganhar nada, estamos nas vésperas de entrar numa competição com a importância como esta e, estando presentes, queremos ir o mais longe possível”, disse Jorge Costa, em declarações à agência Lusa.

O seleccionador luso do Gabão referiu que está confiante na prestação da sua equipa. “As expectativas são boas, queremos, acima de tudo, participar e ir crescendo como equipa e ganhar experiência, porque esta é uma equipa jovem, mas já que tivemos o mérito e a felicidade de estar nesta competição, vamos tentar ir o mais longe possível”, reforçou o técnico. Em relação aos candidatos à vitória no torneio, apontou duas seleções:

“Os grandes favoritos são os de sempre, mas, falando em dois ou um, a Argélia será a grande favorita, ou o Senegal. Não fugirá muito daquilo que penso será a opinião geral.”

Os quatro grupos

Grupo A (em Bata):

Guiné Equatorial, Burkina Faso, Gabão e Congo

Grupo B (em Ebibeyin): Zâmbia, Tunísia, Cabo Verde,

e RD Congo

Grupo C (Mongomo): Gana, Argélia, África do Sul e

Senegal

Grupo D (Malabo): Costa do Marfim, Mali, Camarões e

Guiné (Conakry)

Calendário completo

Sábado

Guiné Equatorial-Congo

Burkina Faso-Gabão

Domingo

Zâmbia-RD Congo

Tunísia-Cabo Verde

19 de Janeiro

Gana-Senegal

Argélia-África do Sul

20 de Janeiro

Costa do Marfim-Guiné

Mali-Camarões

21 de Janeiro

Guiné Equatorial-Burkina Faso

Gabão-Congo

22 de Janeiro

Zâmbia-Tunísia

Cabo Verde-RD Congo

23 de Janeiro

Gana-Argélia

África do Sul-Senegal

24 de Janeiro

Costa do Marfim-Mali

Camarões-Guiné

25 de Janeiro

Gabão-Guiné Equatorial

Congo-Burkina Faso

26 de Janeiro

Cabo Verde-Zâmbia

RD Congo-Tunísia

27 de Janeiro

África do Sul-Gana

Senegal-Argélia

28 de Janeiro

Camarões-Costa do Marfim

Guiné-Mali

Quartos-de-final

31 de Janeiro

1.º do Grupo A-2.º Grupo B

1.º do Grupo B- 2.º Grupo A

1 de Fevereiro

1.º Grupo C-2.º Grupo D

1.º Grupo D-2.º Grupo C

Meias-finais

4 de Fevereiro

Vencedor do 1.º do Grupo A-2.º Grupo B; Vencedor do 1.º

Grupo D-2.º Grupo C

5 de Fevereiro

Vencedor do 1.º Grupo C-2.º Grupo D; Vencedor do 1.º do

Grupo B- 2.º Grupo A

Terceiro e quarto

7 de Fevereiro

Final

8 de Fevereiro

Gyan lidera Gana

O avançado Asamoah Gyan vai liderar a jovem selecção do Gana na luta pelo título africano, depois de falhar a última final frente ao Egipto, em Angola, no CAN-2010.

Depois de atingir as meias-finais em 2012 e 2013, a selecção do Gana está na Guiné Equatorial como um dos favoritos à vitória final, o que não acontece desde 1982.

Gyan, declarado pelos ganeses como líder da selecção após saídas de jogadores como Suley Muntari e Michael Essien, espera boa prestação do conjunto de Avram Grant´s, apesar da juventude da selecção.

Lembro-me que quando chegámos ao CAN-2010, 85 por cento dos jogadores vinham da selecção Sub-20 e não havia confiança. Mas fomos capazes de atingir a final. Agora também temos muitos jogadores jovens na selecção.

Acrescentou que “nós, jogadores, temos sempre em mente que devemos fazer algo antes da próxima geração. Queremos quebrar o enguiço de não ganhar o CAN desde 1982. É o que os adeptos querem e nós também jogadores”.

Mas o avançado de 29 anos admite que o Gana está inserido num grupo difícil, com Senegal, Argélia e a renovada África do Sul. “Primeiro temos de pensar no nosso grupo, porque não é uma série fácil”, disse.

O que devemos fazer é estar focados. Como capitão farei o que devo fazer para ajudar os mais novos a manter um pensamento positivo. Com a qualidade que temos, podemos nos apurar à fase seguinte.

Yaya Touré deseja

título pela selecção

Um dos poucos sobreviventes da geração de ouro da selecção da Costa do Marfim, e que tem provavelmente a última oportunidade de ganhar o CAN é o médio Yaya Touré, do Manchester City de Inglaterra.

É o mais experiente da selecção, depois das retiradas de Didier Drogba e Didier Zokora.

O penálti falhado na final frente ao Egipto e a derrota dramática frente a Zâmbia em 2012 na final de Libreville são imagens que os jogadores pretendem superar após a última vitória em 1992. E Touré quer ganhar uma medalha pelo seu país.

Ele é um jogador importante, não podemos dizer que não sentiremos a sua falta durante o CAN, admitiu Manuel Pellegrini, treinador do Manchester United.

Costa do Marfim vai jogar com Guiné, Mali e Camarões. Os marfinenses serão orientados pelo francês Herve Renard, campeão africano pela Zâmbia. Yaya Touré defende que foi uma boa contratação.

Foi uma boa decisão a contratação de Herve Renard porque é uma pessoa com larga experiência no futebol africano. Tem muito carisma e sabe o que fazer para ganhar um CAN.

O melhor jogador africano pretende ganhar um título pelo seu país.

Antes de me retirar quero realmente ganhar alguma coisa pelo meu país. Espero que Herve Renard nos conduza a essa vitória o mais rápido possível.

Queremos corresponder às

expectativas dos nossos adeptos

– Brahimi, extremo argelino

O médio Yacime Brahime (FC Porto) realçou o empenho presente na selecção argelina para realizar uma boa participação no CAN e assim satisfazer as pretensões dos adeptos da Argélia.

“Mesmo se estamos um pouco cansados, posso vos assegurar que a viagem decorreu bem. Nós estamos confiantes e calmos antes da estreia nesta grande festa do futebol africano”, afirmou Brahimi, em declarações à Imprensa argelina.

O médio do FC Porto acredita que a Argélia tem uma palavra a dizer no CAN.

“Vamos tentar rapidamente habituar-nos ao clima da Guiné Equatorial, porque nós estamos motivados em ter uma boa participação no CAN e corresponder às expectativas dos nossos adeptos”.

Egipto ganhador ausente

A Taça das Nações Africanas é a principal competição de futebol da Confederação Africana de Futebol e do continente africano. Desde 1968, a prova realizava-se de dois em dois anos, sempre nos anos pares, mas sofreu um acerto em 2013 que a faz agora disputar-se sempre nos anos ímpares.

Na primeira edição, em 1957, apenas participaram três seleções: Egipto, Sudão e Etiópia. Depois desta edição, foi necessário criar um torneio de qualificação, devido ao crescente número de participantes. Em 1998, definiu-se o número de equipas para 16, que se mantém até hoje.

O Egipto, vencedor da primeira edição da prova, é o país com maior número de títulos: sete, se contarmos com aqueles que o país alcançou enquanto República Árabe Unida. Gana e Camarões seguem logo atrás, com quatro troféus.

 

Ano

  País Organizador

Vencedor

Finalista

1957

   Sudão

Egipto

Etiópia

1959

   República Árabe Unida

República Árabe Unida

Sudão

1962

   Etiópia

Etiópia

República Árabe Unida

1963

  Gana

Gana

Sudão

1968

   Etiópia

RD Congo

Gana

1970

    Sudão

Sudão

Gana

1972

   Camarões

Congo

Mali

1974

   Egipto

RD Congo

Zâmbia

1976

Etiópia

Marrocos

Guiné Equatorial

1978

Gana

Gana

Uganda

1980

Nigéria

Nigéria

Argélia

1982

Líbia

Gana

Líbia

1984

Costa do Marfim

Camarões

Nigéria

1986

Egito

Egito

Camarões

1988

Marrocos

Camarões

Nigéria

1990

Argélia

Argélia

Nigéria

1992

Senegal

Costa do Marfim

Gana

1994

Tunísia

Nigéria

Zâmbia

1996

África do Sul

África do Sul

Tunísia

1998

Burkina Faso

Egito

África do Sul

2000

Gana/Nigéria

Camarões

Nigéria

2002

Mali

Camarões

Senegal

2004

Tunísia

Tunísia

Marrocos

2006

Egito

Egipto

Costa do Marfim

2008

Gana

Egipto

Camarões

2010

Angola

Egipto

Gana

2012

Gabão/Guiné Equatorial

Zâmbia

Costa da Marfim

2013

África do Sul

Nigéria

Burkina Faso

       

 

PALMARÉS

 

 

Selecções

Número de títulos

Egipto

7

Gana

4

Camarões

4

Nigéria

3

RD Congo

2

Costa do Marfim

1

Zâmbia

1

Tunísia

1

Sudão

1

Argélia

1

Etiópia

1

Marrocos

1

África do Sul

1

Congo

1

 

Você pode também gostar de:

Leave a Comment

Propriedade da Sociedade do Notícias, SA

Direcção, Redacção e Oficinas Rua Joe Slovo, 55 • C. Postal 327

Capa da semana