As equipas do Ferroviário de Maputo e Liga Desportiva entram hoje em campo na perseguição ao líder Costa do Sol, numa 23ª jornada que pode determinar alterações significativas na classificação.
Embalados e a espalhar veneno por todo lado, os “locomotivas” de Carlos Manuel “Caló”, em segundo lugar com 37 pontos, recebem no Estádio da Machava um aflito Desportivo de Nacala, com 26 pontos, na zona de despromoção.
Pelo que vimos em partidas recentes, o Ferroviário de Maputo é favorito à vitória, mesmo reconhecendo-se a vontade e os objectivos da turma de Antero Cambaco.
A partida será dirigida por Celestino Gimo, auxiliado por Bento Chengerenao e Manuel Nélson, sendo Simões Guambe quarto árbitro.
Já a Liga Desportiva, em terceiro lugar com 36 pontos, enfrenta um Maxaquene em queda livre na classificação, agora com 31 pontos e com objectivo de ganhar a prova seriamente comprometido.
Vale lembrar que os campeões nacionais estão nervosos e a derrota para a Taça de Moçambique quarta-feira passada diante do Chibuto pode ter deixado marcas, cabendo aos “tricolores” prová-lo em campo.
Sérgio Rumbane será o árbitro principal, assistido por Arsénio Marrengula e Osvaldo de Jesus. Zefanias Chijamela será quarto árbitro.
No “Caldeirão”, o Ferroviário da Beira recebe Desportivo de Maputo num dos desafios mais aguardados da jornada. Os “locomotivas”, 34 pontos, aspiram ao título enquanto os “alvi-negros” lutam pela sobrevivência, com 27 pontos, portanto, podendo deslizar para a zona de despromoção em caso de derrota.
Vai apitar o desafio o árbitro Luís Jumisse, assistido por José Mhula e Carlos Manuel, sendo Manuel Castigo quarto árbitro.
Equilíbrio deverá ser a nota dominante no embate entre Ferroviário de Nacala e Clube do Chibuto, agendado para a cidade portuária. Três pontos apenas separam os dois emblemas, com vantagem para os “locomotivas”, que somam 30 pontos.
O árbitro deste duelo será Estevão Matsinhe, coadjuvado por Salomão Filipe e Pedro Madala, sendo Alberto Amisse quarto árbitro.
O “lanterna vermelha” e já despromovido Ferroviário de Quelimane, 13 pontos, recebe o seu homónimo de Nampula, 31 pontos, e com largas possibilidades de garantir a manutenção ainda antes da derradeira jornada.
Oportunidade flagrante para os nampulenses não desperdiçarem num desafio a ser dirigido por Afonso Xavier, coadjuvado por Amisse Juma, Dias Sigaúque e Marcos Marrengula.
Todos os jogos iniciam às 15 horas.