O Ferroviário de Maputo tem hoje um duro teste à sua pretensão de atacar o primeiro lugar do Campeonato Nacional de Futebol, recebendo no Estádio da Machava o “recauchutado” Clube do Chibuto.
Perspectiva-se um jogo repleto de emoções no Vale do Infulene e muita pressão sobre a equipa anfitriã, que soma 30 pontos, apenas mais um que o Clube do Chibuto.
A partida vai assinalar o regresso do árbitro Filimão Filipe depois de dirigir o polémico desafio entre Costa do Sol e Liga Desportiva de Maputo. Os assistentes serão Carlos Paulino e Joaquim Sambo, cabendo a Filimão Correia as funções de quarto árbitro.
O líder do campeonato, União Desportiva do Songo, tem uma curta deslocação para a cidade de Tete, onde lhe aguarda um Chingale intranquilo com apenas 20 pontos. Tudo aponta para que a equipa de Songo saia dos 90 minutos com mais pontos para acrescentar aos seus 39.
Celestino Gimo será o árbitro principal, coadjuvado por Amisse Djuma e Albino Muchanga. César Colar será o quarto árbitro.
No Estádio 25 de Junho, em Nampula, o descontente Ferroviário local, 23 pontos, recebe o seu homónimo de Nacala, 32 pontos, em mais um embate em que se esperam muitas dificuldades para o conjunto orientado pelo experiente José Arnaldo Salvado.
Aníbal Armando vai apitar o desafio, coadjuvado por Isac Doimingos, Abacar Murchia e Abdul Cadre (quarto árbitro).
O Maxaquene, 23 pontos, joga em Nacala frente ao Desportivo local, 27 pontos, num daqueles embates que o equilíbrio deverá ser a nota dominante.
O quarteto de arbitragem será dirigido por Simões Guambe, incluindo ainda Baltasar Nhacumbe, Issufo Momade e Alberto Atumane.
Em Lichinga, a UP do Niassa, em queda na classificação com 19 pontos, bate-se com o aflito Textáfrica, 21 pontos, em partida a ser dirigida por Aureliano Mabote, assistido por Carlos Mussane e Fonseca Cuinica. Mário Uasse será o quarto árbitro.
A ronda fica completa com o quase despromovido Macuacua, 15 pontos, a receber em Chibuto o ENH de Vilankulo, 22 pontos. É mais um desafio em que é quase certa a perca de pontos pela equipa da província de Gaza. O árbitro será Paulo Jones, assistido por Osvaldo de Jesus, Roda Mondlane e Mário Tembe (quarto árbitro).