Início » Família Sidat concede patrocínio a Edmilsa Governo

Família Sidat concede patrocínio a Edmilsa Governo

Por admin

A família Sidat, sob iniciativa de Shafee, tem acordado com atleta paraolímpica Edmilsa Governo, do atletismo adaptado, para a concessão de patrocínio de cinco meses que visa garantir à atleta melhor preparação para os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, no Brasil, este ano.

O patrocínio, conforme Shafee Sidat, será multiforme, abrangendo a preparação técnica, alimentação, material desportivo, sustento escolar e estágio em Portugal a um mês do início dos Jogos Olímpicos. O seu treinador também está coberto pelo acordo.

O apoio à atleta por parte da família Sidat surgiu depois de Edmilsa Governo ter constado nas redes sociais que estava sem ajuda na sua preparação para os Jogos Olímpicos de 2016.

“Eu e toda a família Sidat concluímos que Edmilsa Governo merece nosso apoio por tudo de bom que tem feito para a elevação do nome de Moçambique através do desporto, no caso concreto com o atletismo adaptado. Estamos esperançosos que ela consiga dignificar a Bandeira Nacional nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, este ano. Não estamos a substituir a ninguém, mas a servir o nosso país. O mais importante não são valores a gastar mas ver o país no pódio”, referiu Shafee Sidat, que no desporto ocupa o cargo de presidente da Federação Moçambicana de Atletismo e está ligado a comercialização de material desportivo.

No país, o atletismo adaptado é administrado pela federação do desporto para portadores de deficiência física, de que é presidente Jorge Bai- Bai.

Ano passado, Edmilsa amealhou do Governo um prémio avaliado em 1.200.000,00Mt (um milhão e duzentos mil meticais), mercê das conquistadas ao longo ano passado.

Ganhou bronze em Doa no Campeonato Mundial do Comité Paraolimpico e recorde africano dos 400 metros com tempo de 58 segundos e 62 centésimos. Medalha de prata no campeonato mundial da Correia nos 400 metros e recorde de 58 segundos e 59 centésimos e medalha de ouro nos 800 metros, recorde de 2 minutos e vinte segundos, ainda na mesma prova ganhou bronze nos 200 metros. Ganhou medalhas de ouro nos Jogos Africanos de Congo Brazaville e recorde dos 200 metros com tempo de 25 segundos e 62 centésimos. E espreita ouro olímpico e respectivo recorde.

Ela entrou para atletismo adaptado em 2012 através dum colega de escola numa altura que nem conhecia o Parque dos Continuadores e nunca tinha pisado pista de atletismo. Seu guia, Filipe João Chaimite é o actual campeão nacional dos 200 metros do atletismo convencional, recordista da distância com tempo de 21 segundos e 34 centésimos.

 APOIO VAI PERMITIR

TENTAR RECORDE OLÍMPICO

Edmilsa Governo mostra-se muito satisfeita por a família Sidat ter percebido e encarado como séria a sua preocupação de precisar apoios para melhor se preparar para os Jogos Olímpicos de 2016, no Rio de Janeiro.

“Tenho certeza que com este apoio posso subir ao pódio nos Jogos Olímpicos de Rio de Janeiro e melhorar os meus tempos”, Edmilsa Governo falando para o nosso jornal na segunda pista de atletismo do complexo Desportivo do Zimpeto.

Apesar de ter aparecido no facebook a reclamar apoios para sua digna preparação, a atleta diz que “nunca fiz pedido nesse sentido à Federação do Desporto para Portadores de Deficiência, porque eu sei que não tem condições.”

Quanto ao dinheiro que ganhou da premiação ano passado, Edmilsa afirma que “uma parte tirei para as despesas da casa. Outra parte depositei a prazo por um ano. Com este apoio vou poder lutar para bater recorde olímpico.”

Por sua vez, o seu treinador, Narciso Faquir, considera que “este patrocínio cobre plenamente esta fase de treinamento, que integra estagio na Europa. Vai-nos ajudar bastante. Qualquer atleta precisa de água, lanche, refeições, equipamento, transporte e tudo aquilo que quem se prepara para Jogos Olímpicos deve ter à disposição”.

Faquir compreende que “os orçamentos do Estado chegam tarde às federações, por vezes quando já terminou a fase preparação. Foi bom que a família Sidat avaliou a preocupação da minha atleta. Ir estagiar em Portugal é mais-valia. Já se treina bem. Até já conseguiu superar o tempo da campeão mundial.”  

 

 

Você pode também gostar de:

Leave a Comment

Propriedade da Sociedade do Notícias, SA

Direcção, Redacção e Oficinas Rua Joe Slovo, 55 • C. Postal 327

Capa da semana