Início » Domínio feminino

Domínio feminino

Por admin

Duas mulheres, uma de 18 anos e outra de 14 anos de idade, dominaram ontem a travessia a nado XI edição da prova de natação Maputo-Catembe, deixando para trás todos os homens que se fizeram às águas da Baía de Maputo, numa distância de cerca de duas milhas.

Foi fantástico o que se assistiu; Raquel Lourenço sempre à frente de todos fez a distância em 31 minutos, 48 segundos e 63 centésimos, melhor tempo de sempre. No segundo lugar absoluto ficou a pequena Gisela Cossa, com tempo de 33.22.79 minutos.

Na categoria de Federados Femininos, Justância Francisco, com 41.36.84 minutos, ficou em terceiro lugar. Só depois de Raquel e Gisela é que cortaram a meta os homens, sendo primeiro Valdo Lourenço, com o tempo de 34.50. 68 minutos, seguido de Ricardo dos Santos, 35.14.82 minutos, e Jalik Tavares, 38.10.82 minutos, isto na categoria de Federados Masculinos.

Na categoria de Populares ficou em primeiro lugar António Branco, 38.17.82 minutos, Guidione Manhique, 39.13.32 minutos, todos antigos nadadores de renome. Em Femininos o primeiro lugar foi conquistado por Janet Antunes, 45. 38.96 minutos, Ermelinda Zamba, 46.09.14 minutos e Atiani Son, 46.38.96 minutos.

Em termos gerais, a prova, cuja partida foi em frente do Ministério dos Negócios Estrangeiros, foi bem organizada. A cerimónia de premiação foi encabeçada pelo presidente do Conselho Municipal de Maputo, David Simango, que prometeu, caso ganhe as eleições de 20 de Novembro, dar continuidade à prova e com uma melhor logística.

Os nadadores manifestaram-se satisfeitos, tendo a vencedora absoluta, Raquel Lourenço, afirmado que esta vitória não é anormal, porque há dias melhores para as mulheres e outros para os homens.

Para Gisela Cossa, o segundo lugar absoluto significa muito: a minha expectativa era no mínimo ficar nos três primeiros lugares femininos. Acontece que acabei ficando em segundo lugar, até os competidores masculinos. Dedico esta vitória,  nesta minha primeira participação nesta prova, aos meus treinadores e aos meus pais.

Valdo Lourenço, 21 anos de idade, afirmou queelas mereceram os lugares que conquistaram. Estou contente por isso. Não sou fundista, sou velocista. Isto de travessia Maputo-Catembe é apenas uma diversão em celebração do dia da cidade de Maputo.

 Refira-se que Raquel Lourenço já venceu a prova em 3 ocasiões, enquanto Valdo Lourenço, por sinal irmão da primeira, conquistou a prova por 4 vezes.

Você pode também gostar de:

Leave a Comment

Propriedade da Sociedade do Notícias, SA

Direcção, Redacção e Oficinas Rua Joe Slovo, 55 • C. Postal 327

Capa da semana