Depois de perder terça-feira frente ao Ferroviário da Beira em Maputo (1-2), o Desportivo escala hoje as montanhas de Cahora Bassa para enfrentar a União Desportiva do Songo, simplesmente o líder do “Moçambola” ao fim da 18ª jornada.
Os “alvi-negros”, nove pontos, continuam sob fogo cruzado e a sua finalíssima de hoje tem temperos aliciantes, pois enfrentam a única equipa que ganharam até agora e com ganas de consolidar a liderança do campeonato. O conjunto de Artur Semedo soma 35 pontos.
O árbitro será Felizardo Balate, assistido por Júlio Muianga, Venestacio Cossa e César Colar (quarto árbitro).
Ferroviário da Beira, segundo classificado, 33 pontos, recebe ENH de Vilankulo, sexto, com 28 pontos, num embate que se perspectiva equilibrado a todos os níveis.
O desafio será dirigido por José Maria Rachide, coadjuvado por Manuel Nelson e Fonseca Cuinica. Ulton José será quarto árbitro.
Na capital do norte, o Ferroviário de Nampula enfrenta o seu homónimo de Maputo. Separados por apenas um ponto com vantagem para os campeões nacionais, 32 pontos), os dois emblemas tem se apresentado num bom nível e com apetências de chegar ao cume da classificação.
Vai apitar o encontro o árbitro Celso Alvação, coadjuvado por Teófilo Mungói e Adão Tchucane, sendo Abdul Cadre quarto árbitro.
A Liga Desportiva de Maputo, 28 pontos, agora sob comando técnico de Ali Hassan, jogam em casa diante do aflito 1° de Maio de Quelimane, 17 pontos. À primeira, o conjunto anfitrião é favorito, mas vale lembrar que os operários são bravos e podem fazer uma graça nesta deslocação a Maputo.
Aureliano Mabote vai apitar o desafio, assistido por Arsénio Marrengula e Carlos Guambe, sendo Paulo Buque quarto árbitro.
Goleado pelo Chibuto 3-0 na quarta-feira passada, o Maxaquene vai procurar recompor-se frente ao Desportivo de Nacala no Estádio Nacional do Zimpeto. Jogo complicado para os “tricolores”, com 26 pontos, contra 24 do adversário.
O jogo será dirigido por Zefanias Chijamela, coadjuvado por Zacarias Baloi, Joaquim Sambo e Arlindo Nuvunga (quarto árbitro).
No relvado sintético dos “canarinhos”, o Costa do Sol (21 pontos) recebe Clube do Chibuto (28 pontos), num duelo que esperamos equilibrado a ser arbitrado por Afonso Xavier, sendo os assistentes Osvaldo de Jesus, Cláudio Macamo e Estevão Matsinhe (quarto árbitro).
A subir gradualmente de posições na classificação, o Ferroviário de Nacala, 20 pontos, bate-se com o penúltimo classificado, Desportivo do Niassa, 10 pontos. A vitória é quase certa para a turma anfitriã, num embate que terá a arbitragem de Paulo Jones, coadjuvado por Salomão José e Lúcio Namarroi, sendo o quarto árbitro Sérgio Chata.
Completa a 19ª jornada o embate aprazado para o Estádio da Machava entre Estrela Vermelha, 18 pontos, e Chingale de Tete, 16 pontos. O árbitro será Sérgio Rumbane, assistido por Amisse Abacar e Elina Marques. Simões Cuambe será quarto árbitro.
Todos os jogos iniciam às 15 horas.