Início » Desportivo em Vilankulo para “matar ou morrer”

Desportivo em Vilankulo para “matar ou morrer”

Por admin

O Desportivo de Maputo enfrenta hoje o Vilankulo FC em desafio inserido nos oitavos-de-final da Taça de Moçambique, prova que os “alvi-negros” pretendem conquistar. Trata-se duma

 deslocação difícil para o conjunto orientado por Artur Semedo, todavia, o bom momento que a equipa apresenta no Campeonato da Cidade de Maputo contrasta totalmente com a miséria que tem sido a turma anfitriã no “Moçambola”.

Aliás, Chiquinho Conde considera que a Taça de Moçambique é uma competição diferente que pode reanimar seu conjunto depois de averbar duas derrotas consecutivas no “Moçambola”.

O Vilankulo Fc perdeu quarta-feira frente a Liga Muçulmana por 3-1, depois de no domingo ter sofrido na Beira ante o Ferroviário local por 2-1.

A fase regional da zona sul não será concluída hoje por dois motivos: o desafio Incomáti – Maxaquene foi adiado para uma data a anunciar devido ao jogo dos “Mambas” ontem frente ao Malawi, contribuindo os “tricolores” com três jogadores para a selecção nacional.

Por outro lado, o Clube do Chibuto continua à espera da decisão sobre o protesto interposto pelo Costa do Sol no jogo que perdeu na marcação de grandes penalidades com a Liga Muçulmana.

O Costa do Sol protestou o jogo com a Liga Muçulmana, referente a última eliminatória da Taça de Moçambique, fase da Cidade de Maputo, alegando erro de direito do árbitro Aureliano Mabote, protagonista duma actuação polémica no desafio.

Sucede que nos instantes finais da partida, o banco do Costa do Sol solicitou a substituição do jogador Alvarito por Tchaka, este que entraria, eventualmente, para a marcação de grandes penalidades.

No instante, o Costa do Sol preparava-se para marcar um ponta pé de canto, portanto, a partida estava interrompida.

O árbitro Aureliano Mabote terá autorizado a substituição, só que, quando Alvarito seguia para a linha de campo, o juiz apitou para o final da partida, impedindo a possibilidade de Tchaka contribuir na marcação de grandes penalidades.

O vencedor do embate Liga muçulmana – Costa do Sol  vai deslocar-se a Gaza para bater-se com a formação orientada por Víctor Pontes.

Pela zona centro do país, o Têxtil de Púngoè recebe no campo do Ferroviário da Manga o Califórnia de Quelimane, militante no campeonato provincial da Zambézia.

Ainda na Beira, no seu campo principal, o promissor Ferroviário da Beira deverá ter uma tarde tranquila frente a União Desportiva de Dómuwé

Na zona norte, assinala-se a deslocação do Desportivo de Nacala para a província de Niassa, onde vai enfrentar o Desportivo de Cuamba, militante no campeonato provincial.

Em Pemba, está agendado o desafio entre os Ferroviários daquela cidade e de Nampula, numa altura que os “anfitriões” registam um campeonato provincial positivo, sendo esse um aviso sério para os nampulenses, com prestação irregular no “Moçambola”.

Todos os jogos iniciam às 14:00 horas.

 

FASE NACIONAL EM DUAS “MÃOS”  

A Taça de Moçambique passa a ser disputada em duas “mãos” a partir dos quartos-de-final, conforme decisão da direcção da Federação Moçambicana de Futebol (FMF).

A FMF defende que os jogadores moçambicanos jogam pouco, por isso, está à busca de alternativas para alargar o tempo de competição ou, no mínimo, acrescentar mais jogos no calendário aprovado.

Por isso, decidiu em sessão ordinária recentemente realizada introduzir o sistema de duas “mãos” para apurar os vencedores das eliminatórias da Taça de Moçambique.

Este ano, o modelo será introduzido a partir dos quartos-de-finais porque o calendário está apertado, mas em 2014 a nova fórmula vai vigorar logo nas partidas dos oitavos-de-final.

Conforme o presidente de direcção da FMF, Feizal Sidat, a partir dos quartos-de-final da prova as eliminatórias serão decididas a duas “mãos” para conferir mais jogos aos atletas.

– Joga-se pouco futebol em Moçambique, por isso a federação decidiu que na Taça de Moçambique a partir dos quartos-de-final deste ano as eliminatórias serão disputadas em duas mãos. As meias-finais também, porque queremos dar mais jogos aos jogadores. 

Você pode também gostar de:

Leave a Comment

Propriedade da Sociedade do Notícias, SA

Direcção, Redacção e Oficinas Rua Joe Slovo, 55 • C. Postal 327

Capa da semana