Início » Deolinda Ngulela treinadora do novo Costa do Sol

Deolinda Ngulela treinadora do novo Costa do Sol

Por admin

Texto de Custódio Mugabe

Deolinda Ngulela é a nova treinadora principal de basquetebol sénior feminino do Costa do Sol, emblema que acaba de recrutar o núcleo da selecção nacional que nas últimas temporadas brilhou em palcos internacionais.

A direcção do Costa do Sol entregou o martelo à capitã da selecção nacional para dirigir um conjunto recheado de jogadoras com experiência internacional vitoriosa.

Desse conjunto de jogadoras pontificam atletas como Deolinda Gimo, Ilda Chambe, Cátia Alar, Filomena Micato, Eduarda Chongo, Elisabeth Pereira e Valerdina Manhonga, todas elas integrantes da selecção nacional e a maioria campeãs africanas pelo Desportivo e Liga Desportiva de Maputo.

Esta constelação de estrelas junta-se a sete jogadoras que transitam da época passada com o técnico-adjunto, Jaime Macabe, o qual, orienta equipas “canarinhas” há longo tempo.

Nesta sua nova experiência, Deolinda Ngulela não vai somente sentar-se no banco técnico, uma vez que será também jogadora com responsabilidades de dirigir a equipa na quadra.

Uma dupla missão que a nova treinadora não estranha. “Agradeço esta decisão da direcção do clube porque o sangue ainda corre e quero continuar a jogar. Assim não será dolorosa a minha retirada dos campos”.

Apresentada ontem aos sócios e simpatizantes do clube “canarinho” conjuntamente com o seu novo plantel, Deolinda Ngulela promete muita dedicação e empenho para recolocar o clube no pódio do basquetebol doméstico.

– Agradeço esta oportunidade e digo que a direcção do clube não se vai arrepender. Vamos dar o nosso máximo. É esse espírito que vou incutir no nosso grupo de trabalho.

Depois de ouvir o presidente do Costa do Sol Amosse Chicualacuala dizer que o título não é prioritário para esta época, Deolinda Ngulela também aconselha calma aos adeptos.

– Quero sempre ganhar, mas temos de ir com calma, são duas equipas que delas temos de construir uma, tem de haver familiarização. As minhas colegas têm de se habituar que agora sou também treinadora delas. Este não é o momento oportuno para promessas. Vamos procurar estabelecer um equilíbrio entre as atletas que chegam e as que transitam do ano passado.

A META É O PÓDIO

Tal como referiu Amosse Chicualacuala, a prioridade para esta época é ver o Costa do Sol entre os primeiros três classificados das competições nacionais.

“Praticar o basquetebol é também praticar o desporto, e essa é a principal razão que nos levou a abraçar este projecto”, aclarou o dirigente.

Regozijou-se pelo facto de este investimento coincidir com o ano de celebração dos 60 anos dum clube que sempre foi conhecido por movimentar diferentes modalidades.

Reaparecemos com outra pujança, é verdade, mas continuaremos a apostar na formação porque entendemos que os talentos são muitos. A treinadora vai continuar a lapidar talentos, dentro dum espírito de união e de muito trabalho. Queremos ocupar lugares de pódio, não necessariamente sermos campeões nacionais este ano.

Chicualacuala fez questão de sublinhar que o espírito do Costa do Sol é ganhar todas as provas em que compete, mas há que dar tempo para concretizar esse objectivo.

– A história e o passado não ganham títulos, é importante trabalhar. Queremos que as jogadoras trabalhem porque se se acomodarem não vão ganhar nada. Esta nossa aposta não se quantifica em números.

As novas jogadoras rubricaram contratos com duração de dois a cinco anos, mas o presidente do Costa do Sol garante que este projecto é para durar.

– Estamos perante um projecto de médio a longo prazo. O plantel será continuamente rejuvenescido. Da mesma forma que este elenco está a continuar programas anteriores, acreditamos que as direcções futuras não vão abandonar este projecto e como clube pretendemos investir também noutras modalidades, como é o caso do andebol.

Relativamente ao sector masculino, o timoneiro “canarinho” fez saber que o investimento será contínuo e esta época o plantel apresentar-se-á apetrechado.

Já no ano passado apresentamos uma equipa equilibrada e vamos continuar a apetrechar o plantel. Estamos a trabalhar com a equipa técnica nesse sentido– concluiu.

Você pode também gostar de:

Leave a Comment

Propriedade da Sociedade do Notícias, SA

Direcção, Redacção e Oficinas Rua Joe Slovo, 55 • C. Postal 327

Capa da semana