Início » Costa do Marfim e Argélia jogam final antecipada

Costa do Marfim e Argélia jogam final antecipada

Por admin

·Gana Guiné – Conacry a partir das 18 horas

As Selecções Nacionais de futebol da Costa do Marfim e Argélia protagonizam hoje, a partir das 21:30 horas, o duelo mais aguardado dos quartos-de-final da fase final do Campeonato Africano das Nações (CAN) em disputa na Guiné-Equatorial.

Trata-se de dois emblemas que estiveram no Brasil ano passado para jogar o “Mundial”, sendo das melhores da actualidade no continente.

Aliás, quer Argélia, quer Costa do Marfim, acabaram por confirmar o seu favoritismo qualificando-se a esta fase, deixando para trás outros gigantes continentais, como são os casos dos Camarões ou Senegal.

Curiosamente, a despeito de atingir os quartos-de-final sem derrota, os “Elefantes” é que experimentaram maiores dificuldades no Grupo D diante dos Camarões, Malí e Guiné Conacry.

No jogo de estreia, a Costa do Marfim não foi para além duma igualdade a um golo, desfecho repetido frente ao Malí, pelo que só no derradeiro embate contra os Camarões ganhou a qualificação vencendo a partida por um a zero.

Hoje, o conjunto do Melhor Jogador Africano – Yaya Touré – voltará a contar com os préstimos de Gervinho, expulso no jogo de estreia por agressão a um adversário.

Já a Argélia, averbou uma derrota nos últimos instantes do jogo com o Gana na segunda jornada, por um a zero, redimindo-se no último jogo vencendo o Senegal por dois a zero, terminando na segunda posição do grupo com seis pontos, uma vez ter ganho a África do Sul por 3-1 no primeiro jogo.

Os argelinos contam com um trio ofensivo forte, no qual pontificam o jovem africano mais promissor da actualidade – Brahimi – e ainda nomes como Slimani e Feghouli. 

O primeiro desafio da tarde opõe frente-a-frente Gana e Guiné-Conacry, duas selecções com muitos jovens a evoluir neste CAN.

Depois duma estreia negativa (derrota por dois a um frente ao Senegal), e já com o capitão Asamoah Gyan recuperado de malária, o Gana superou-se e venceu a Argélia, para depois carimbar o passaporte afastando do caminho a África do Sul por duas bolas a uma.

Por sua vez, a Guiné-Conacry é a única equipa nesta fase que ainda não festejou uma vitória, tendo se qualificado fruto de três empates com o mesmo resultado de um golo, frente a Costa do Marfim, Malí e Camarões.

Esta selecção atingiu esta fase através do sorteio, uma vez que estava empatado em tudo com o Malí.

Avaliados prejuízos

de transferência do CAN  

O Presidente da Confederação Africana de Futebol (CAF), Issa Hayatou, decidiu constituir uma comissão de avaliação dos prejuízos financeiros registados pela instância reitora do futebol africano na sequência da transferência de Marrocos para a Guiné Equatorial da fase final do Campeonato Africano das Nações (CAN) de 2015.
As sanções que serão infligidas a Marrocos pela CAF terão em consideração o relatório de avaliação desta comissão.

O Presidente da Federação Real de Futebol de Marrocos, Faouzi  Lakjaa, indicou que a CAF se limitará a infligir a Marrocos sanções financeiras e não desportivas.

CAF estuda solução para evitar sorteio

Após o sorteio que quinta-feira determinou a qualificação da Guiné-Conacri em segundo lugar no Grupo D do Campeonato Africano das Nações (CAN), de forma a decidir o empate com o Mali, a Confederação Africana de Futebol (CAF) já pensa em formas alternativas de resolver o problema.

Pelo facto de a Guiné Conacri e o Mali terminarem a fase de grupos com o mesmo número de pontos, mesmo número de golos marcados e sofridos, a CAF teve de utilizar o sistema de sorteio para resolver a situação e determinar a equipa deste grupo que deveria juntar-se à Costa do Marfim nos quartos-de-final.

“Temos de respeitar os regulamentos, mas também penso em como os podemos mudar. Não é justo ter uma equipa a sair da prova desta maneira. É mesmo o pior, tomar uma decisão desta maneira, porque toda a gente esperava que se decidisse em campo”, referiu o diretor de comunicação da CAF, Junior Binyam, em declarações à BBC Sport.

“As regras não são estáticas, são dinâmicas. Encontraremos uma forma de melhorar os critérios de desempate, para que tudo se decida em campo. O que aconteceu no Grupo D faz as pessoas pensar duas vezes”, afirmou Binyam.

Jorge Costa em risco

O Gabão foi uma das decepções da competição. A seleção orientada por Jorge Costa registou uma vitória e duas derrotas, ficando atrás do Congo e da Guiné Equatorial, numa prova em que apostava forte, disputada num país vizinho. A imprensa local não tem sido meiga com o selecionador, colocando o futuro do português em risco.

As escolhas dos jogadores e das táticas são algumas das críticas apontadas ao português, que tem contrato até 2016. O facto de ser um dos treinadores mais bem pagos do continente africano tem sido outro ponto de debate. 

Quem já sorte definida devido a eliminação na fase de grupos é Alain Giresse, que deixou de ser o selecionador do Senegal.

O anúncio foi do próprio francês em conferência de imprensa após o jogo com a Argélia, onde a selecção magrebe venceu por 2-0.

Naquela selecção africana desde 2013, Giresse terminava contrato no final da CAN, tendo desde já assegurado que não continuará no cargo, em face do fracasso que foi a performance dos “leões de teranga”.

 

Você pode também gostar de:

Leave a Comment

Propriedade da Sociedade do Notícias, SA

Direcção, Redacção e Oficinas Rua Joe Slovo, 55 • C. Postal 327

Capa da semana