Economia

Procuram-se PME capazes de exportar

Pequenas e Médias Empresas (PME) nacionais estão a ser mobilizadas a participar numa competição denominada Future Agro Challenge (FAG), o equivalente a Desafio Agrário do Futuro, que lhes vai habilitar beneficiar de financiamento e de assistência técnica para ganharem musculatura para exportar.

É o terceiro evento do género que é realizado no país e que já levou empresas nacionais a participarem em fóruns internacionais sobre agro-negócios e ainda a exportarem produtos nacionais para o exigente mercado europeu, tornando-se importantes referências sobre inovação na cadeia de valor e em matérias ligadas à segurança alimentar.

Conforme explicações dadas por Elena Vali, sócia-gerente do Moz Innovation Lab (Laboratório de inovação de Moçambique), entidade que co-organiza a competição com o projecto AgriMag, entre outras entidades públicas e privadas, o FAG faz parte de uma plataforma global que tem a finalidade de promover a inovação entre as PME envolvidas no agro-negócio.

Para o efeito, estas instituições organizam programas de formação em todas as províncias de onde seleccionam os melhores actores do sector agro-alimentar que vão participar numa conferência nacional a ter lugar no dia sete (7) de Novembro em Maputo.

É nesta conferência onde um júri elege a empresa, mulher, jovem, entre outros que devem participar no evento global que vai acontecer na Grécia. Procuramos alavancar os inovadores que existem no país e oferecer-lhes oportunidades de crescimento através de ligações com o mercado interno e externo, e do acesso ao financiamento”, disse.

Elena Vali sublinha também que os organizadores verificam o nível de desenvolvimento das empresas candidatas e suas necessidades para que o programa de formação seja ajustado à medida de cada uma delas. “A nossa meta é ter 15 empresas de cada província que sejam capazes de capitalizar o seu potencial”.

Apurámos que tal programa de formação tem o foco no produto, potencial e plano de crescimento e de negócio da empresa, acesso ao mercado, disponibilidade de fundo para a materialização do plano, entre outras matérias afins que devem ser do domínio dos candidatos. Leia mais…

Texto de Jorge Rungo

jorge.rungo@snoticias.co.mz

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo