TEXTO DE IVO TAVARES
Pode ser pedir de mais, mas o preço do sucesso é assim mesmo, é sempre alto. Depois da primeira vitória no CAN (3-2) e da consequente qualificação para os oitavos-de-final, momento igualmente inédito, e ainda pela forma brilhante como este foi alcançado, não será exagerado pedir que os «Mambas» «assaltem» os «quartos» mesmo sabendo que pela frente terão uma Nigéria que não vai querer deixar os seus créditos em mãos alheias. O encontro, agendado para amanhã, terá como palco o Complexo Desportivo de Fès, com início previsto para as 21.00 horas de Maputo, 20.00 locais.
Durante a fase de grupos, o combinado nacional demonstrou ter capacidade para surpreender as ditas grandes selecções. Os jogos com Costa do Marfim e Camarões não deixaram margem para dúvidas. Contra estas duas colectividades. Os “Mambas” perderem a tangente, 0-1 e 1-2, respectivamente, e mereciam ter tido outra sorte. Frente aos “Leões Indomáveis” deram-se ao luxo de alinhar os menos utilizados, mas mesmo assim mostraram galhardia, facto que abre boas perspectivas para o duelo da noite de amanhã com os nigerianos que pretendem conquistar o quarto título após os sucessos de 1980, 1994 e 2013.
Enquadrada no Grupo “C”, a Nigéria começou por vencer o Uganda por 3-1, depois derrotou a Tunísia por 3-2, numa das melhores propagandas desta competição, e fechou com um triunfo diante da Tanzania por 2-1, sendo também a par dos argelinos a que mais golos marcou na primeira fase, sete. Leia mais…

