O ministro da Juventude e Desporto, Alberto Nkutumula, disse em entrevista exclusiva ao domingo, quejá se reuniu com a direcção do Conselho Nacional do Desporto (CND) para a flexibilização da revitalização dos corpos gerentes daquela instituição que tem como missão aconselhar o Estado em matérias de desporto.
O ministro respondia a pergunta sobre a razão da demora de realização de assembleia-geral para a eleição da nova direcção do CND, já que o mandato dos actuais dirigentes terminou há cerca de dois anos.
“Já está em curso o processo que levará a revitalização dos corpos gerentes do CND. Já reunimos com o presidente e dois vice-presidentes. Queremos que o CND se revitalize porque está fora de mandato. Sua revitalização servirá de exemplo para as federações, associações e clubes que funcionam ilegalmente”, expressou-se Alberto Nkutumula, momentos depois de ter dirigido, dia 16 de Setembro, a cerimónia de lançamento da Semana Nacional do Desporto que vai decorrer de 19 a 26 de Setembro.
O titular da pasta da Juventude e Desporto disse ser do interesse do Estado ver o CND com nova direcção composta por outros ou actuais dirigentes, o que passa por realização de eleições em Assembleia-geral, mas não gostaria que esse processo resultasse de alguma pressão, por não gostar de coisas despachadas.
“Estamos todos interessados que o mandato do CND seja renovado, mas dentro de um processo devidamente organizado e preparado. Gostaríamos que fosse ainda este ano, desde que resulte do trabalho que está sendo feito e não por pressão”, enfatizou o ministro.
Apesar de actual direcção do CND, presidida por Eugénio Chongo, o mesmo que é presidente de direcção do Clube Matchedje de Maputo, ter ultrapassado mandato, Nkutumula considera haver boas relações de trabalho entre aquele órgão de aconselhamento e o Ministério da Juventude e Desporto (MJD).
“Não temos queixa de relacionamento com CND, apesar de a sua direcção estar fora de mandato”, deixou claro o ministro.
REFLECTIR SOBRE O DESPORTO
Entretanto, o ministro Alberto Nkutumula, no seu discurso de lançamento da Semana Nacional do Desporto, a decorrer em todo território de 19 a 26 de Setembro, defendeu a necessidade de uma reflexão séria e objectiva sobre a prestação dos actores desportivos no desenvolvimento do país.
“Gostaria que a Semana Nacional do Desporto fosse uma ocasião para se pensar no investimento e no devido aproveitamento dos talentos que pelo país fora abundam para que amanhã se possa colher alegrias com objectivo de multiplicar as conquistas”, frisou Nkutumula.
Apelou igualmente para que se encare a semana de desporto como momento de promoção de convívio “entre a sociedade civil e as Forças Armadas de Defesa de Moçambique.”
Sobre a nossa participação nos Jogos Africanos que decorrem no Congo Brazzaville, o ministro disse que “o país precisa de vitórias e de se erguer além-fronteiras. Moçambique precisa igualmente de investir e de acreditar na sua juventude.”
No contexto da Semana Nacional do Desporto, cujas cerimónias centrais terão lugar na cidade de Inhambane, Nkutumula fez entrega de diverso material ao movimento desportivo e às direcções provinciais da Juventude e Desporto do sul do país.