Desporto

Complexo de Pemba ganha forma

Está a ganhar a forma final o Complexo Desportivo de Pemba, na capital provincial de Cabo Delgado. Até Dezembro próximo, prevê-se a conclusão do campo principal de futebol, com capacidade estimada para cinco mil espectadores.

O sonho está a tornar-se realidade em Pemba, sendo já visível o esboço final daquele que será o mais eclético complexo desportivo do país.

Por agora, o principal desafio que se coloca é a conclusão das obras do campo principal de futebol, o qual, terá uma relva sintética e bancadas para cinco mil espectadores numa fase inicial, havendo espaço para a lotação subir para 15 mil pessoas.

Trata-se de um campo que terá uma pista de atletismo com oito corredores, para além de um ginásio e espaços comerciais.

Até ao momento já foi concluído um campo de treino de futebol, recinto que serviu de casa principal do Ferroviário de Pemba ano passado na caminhada ao “Moçambola”.

Já foram concluídos igualmente dois campos de ténis, dois campos polivalentes para modalidades de salão, dois edifícios para balneários, um edifício administrativo, duas bilheteiras, dois depósitos de água, dois parques de estacionamento de viaturas e instalado o posto de transformação de energia eléctrica.

O director geral do Fundo de Promoção Desportiva (FPD), Inácio Bernardo, explicou que o financiamento disponível só permite a conclusão, até Dezembro, do campo principal de futebol. O custo desta obra está avaliado em 86 milhões de meticais.

“Devido a questões financeiras, decidimos avançar por fases, e neste momento temos dinheiro para concluir o campo principal este ano, que inclui a pista de atletismo”, aclarou.

Depois deste campo, será “atacado” o pavilhão multiuso, piscina olímpica, restaurantes, circuito de manutenção, lojas e outros espaços comerciais.

A estrutura base do pavilhão multiuso já lá está, tal como a banheira da futura piscina olímpica.

O projecto de construção do Complexo Desportivo de Pemba está avaliado em 494 milhões de meticais, e até 2013 foram investidos 232 milhões.

Na concepção deste projecto pretendeu-se congregar, para além das infra-estruturas desportivas, outros elementos da vida dos munícipes, o convívio, lazer e áreas comerciais, de forma a criar interesse permanente pelo local, onde se juntam várias correntes e sensibilidades, jovens e adultos num único     espaço.
– Os elementos de foro comercial constituem uma forma de rentabilização para a manutenção da infra-estrutura, criando uma auto-suficiência do complexo através de arrendamento ou outras formas de parceria com o empresariado ou a comunidade em geral, disse Inácio Bernardo.

O dirigente indicou que o Ministério da Juventude e Desportos está a vender o projecto a agentes económicos, uma vez haver reconhecimento de que o Governo não pode lograr sucesso isolado.

Pretendemos estabelecer parcerias público-privadas para que o empresariado também participe neste projecto. Se eventualmente uma empresa construir um pavilhão ou bombas de combustível podemos concluir mais cedo do que o previsto– apontou.

O Governo provincial pretende que o Complexo Desportivo de Pemba seja o epicentro do Festival Nacional dos Jogos Desportivos Escolares agendado para aquela cidade próximo ano.

 

Custódio Mugabe

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo