Início » Começou a festa da nação

Começou a festa da nação

Por admin

O Moçambola 2013 iniciou ontem e vai ser disputado até Novembro próximo, escalando cidades e vilas das províncias de Maputo, Inhambane, Sofala, Nampula, Tete e Cidade de Maputo.

São catorze clubes participantes nesta maratona, sendo os da capital do país, uma vez mais, os principais concorrentes à conquista do ceptro.

Ontem, o arranque colocou frente-a-frente dois concorrentes, Maxaquene – Costa do Sol, partida antecedida pela entrega de troféu e medalhas ao campeão em título, Maxaquene, enquanto em Inhambane o Vilankulo recebeu o Ferroviário de Nampula.

Para hoje, estão marcados cinco desafios, nos quais é de destacar a estreia absoluta do Estrela Vermelha da Beira e Desportivo de Nacala.

Assim, o Ferroviário de Maputo tem uma deslocação difícil para o terreno do Chingale, recinto que o treinador dos “locomotivas”, Víctor Urbano, considera bastante complicado para qualquer adversário.

O conjunto local pretende iniciar a prova da melhor forma, dai espalhar muita confiança para este desafio.

Vai dirigir o desafio de Tete o árbitro Samuel Chirindza, a ser auxiliado por Célio Mugabe, Estrela Gonçalves e António Alberto (quarto árbitro).

Na Matola, a Liga Muçulmana recebe no seu reduto o Têxtil de Pungoé, conjunto beirense que à última hora recorreu a Carlos Manuel “Caló” para assumir o comando técnico, depois que se confirmou a incapacidade de formação do treinador português José Fernando, entretanto integrante da equipa técnica.

É um desafio que os “muçulmanos” partem na posição de super-favoritos, atendendo ao seu poderio e até a rodagem competitiva, uma vez que já jogaram para a Taça CAF, Supertaça e ainda a Taça de Honra.

A Comissão Nacional de Árbitros de Futebol (CNAF) confiou Aníbal António para dirigir o encontro, assistido por Ivo Francisco, Teófilo Mungói e Sérgio Lopes (quarto árbitro).

Também na Matola, no novo campo do Matchedje (ex-Atlético Muçulmano), terá lugar o desafio entre os “militares” e o HCB do Songo, encontro que assinala o regresso do emblema agora sob comando técnico do brasileiro Alex Alves.

Para apitar o encontro está indigitado o árbitro Celso Alvação, a ser coadjuvado por Júlio Muianga, Domingos Machava e Estevão Matsinhe como quarto árbitro.

Na Beira, o vice-campeão Ferroviário apadrinha a estreia do Estrela Vermelha da mesma cidade, o qual, sob comando de Abdul Omar, pode surpreender, à semelhança do que sucedeu quando comandou o Clube do Chibuto.

A partida entre beirenses será dirigida por Dionísio Dongaze, auxiliado por Mário Albino e Raimundo Artur, sendo Manuel Castigo o quarto árbitro.

Em Nampula, no Estádio 25 de Junho, Nacir Armando estreia-se no comando do Desportivo de Nacala frente ao Clube do Chibuto, formação que surge agora com ambição elevada na competição.

Sem público devido ao castigo imposto pelo Conselho de Disciplina da Liga de futebol, o equilíbrio deverá dominar esta contenda.

Filimão Filipe vai apitar o encontro, assistido por Francisco Machel, Nelsa Jeque e Sérgio Chata.

O início de todos desafios está programado para as 15:30 horas.

Você pode também gostar de:

Leave a Comment

Propriedade da Sociedade do Notícias, SA

Direcção, Redacção e Oficinas Rua Joe Slovo, 55 • C. Postal 327

Capa da semana