DesportoDestaque

Cinquenta xadrezistas vão disputar “Nacional”

Cinquenta xadrezistas de todas províncias do país vão participar no Campeonato Nacional, que arranca terça-feira, dia 14 de Dezembro, no Salão Nobre do Município da Matola.

Desse número, 25 são séniores, sendo 16 masculinos, nomeadamente o campeão em título, Donaldo Paiva, o vice-campeão Vasco Viageiro, Wilton Calicoca, Rafael Chirindza, Avertino Sande e Person Abrantes, respectivamente terceiro, quarto, quinto e sexto do último Campeonat Nacional. Mais Lourenço Napoleão, Ilídio Chunguane, Orlando Nhacule, respectivamente primeiro, segundo e terceiro classificados da última Liga “B”, prova que servia de apuramento ao “Nacional”; Elvito Chirindza, Izidine Gafar e Carlos Timóteo, primeiros três classificados do Campeonato Regional Centro; Gerson Mariano e Elias Sadoque, primeiros dois posicionados do “Regional” Norte; Hamid Gulamo, segundo do “Regional” Sul, e Gilberto Wamusse.

Complentam o número, em femininos, a campeã em título Vânia Vilhete, Cheila Sitoe, Nuzela Zacarias, Neusa de Castro e Naira Sinoia, respectivamente vicecampeã, terceira, quarta e quinta clasificadas do último “Nacional”; mais Sheila Sitoe e Ana Malenda, primeiras duas posiconadas do “Regional” Sul; Vilma Assunção e Leidy Rufino, primeiras duas classificadas do “Regional” Centro.

O restante número de participantes são dos escalões júnior, juvenil e infantil, este último reintroduzido nesta época depois de 10 anos de ausência.

A prova de séniores masculinos será disputada no sistema suíço em nove jornadas, numa única volta, em que os melhores jogam entre si até se encontrar o vencedor.

Nos restantes escalões, as provas serão disputadas no sistema de todos contra todos, também em nove jornadas e única volta.

Os primeiros quatro classificados das provas de séniores masculinos e femininos ganham o direito de integrar directamente as respectivas selecções nacionais. Mais um xadrezista em cada um dos escalões será seleccionado por via de um critério que será definido pela Federação Moçambicana de Xadrez (FMX).

O “Nacional” que espreita prolongar-se-á até ao dia 18. As delegações chegam a Matola no dia 13 e regressam às suas origens, dia depois do término do campeonato.

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo