Desporto

Celebra-se hoje Dia Mundial de Yoga

Pela primeira vez celebra-se hoje, 21 de Junho, o Dia Mundial de Yoga, decretado pela Organização das Nações Unidas (ONU). Em Moçambique a efeméride será celebrada no Hotel VIP, em Maputo, das 9 às 11 horas, sob égide do Alto Comissariado da Índia.

Para assinalar de boa forma este dia que hoje fará parar o mundo inteiro para exercícios de relaxamento, foi trazido da África do Sul um professor para demonstração e palestra sobre a importância de Yoga para a saúde humana.

A Yoga é essencialmente uma disciplina espiritual, baseada numa ciência extremamente subtil cujo enfoque está em trazer harmonia entre a mente e o corpo físico. É uma arte e uma ciência para uma vida saudável. A palavra “Yoga” deriva da raiz em Sânscrito yuj que significa “juntar”, ou “unir”. De acordo com as escrituras Yogues, a prática do Yoga conduz à união entre a consciência individual e a consciência universal.

A ciência do Yoga tem as suas origens na Índia há milhares de anos, muito antes do aparecimento das primeiras religiões ou nascimento dos sistemas de crenças. Ao longo dos tempos, o Yoga espalhou-se por todo o mundo graças aos ensinamentos de eminentes mestres desta arte, até aos dias actuais.     

O Yoga funciona ao nível do nosso corpo físico, da mente, as emoções e da energia. Isto levou ao surgimento de quatro classificações alargadas do Ioga: Karma Yoga em que se utiliza o corpo; Jñana Yoga em que se utiliza a mente; Bhakti Yoga em que se utiliza a emoção, e Kriya Yoga em que utiliza a energia. Todo o sistema de Yoga faz parte de uma ou mais destas categorias. Cada indivíduo é uma combinação única destes quatro factores.

A 11 de Dezembro 2014, os 193 membros da AGNU aprovaram por consenso a proposta introduzida pela Índia com um total recorde de 177 países incluindo Moçambique, a votar a resolução que estabelece o dia 21 de Junho como o “Dia Internacional do Yoga”.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo