Início » Canoagem afugenta crocodilos no Zambeze

Canoagem afugenta crocodilos no Zambeze

Por admin

Gilberto João Manico, vice- presidente da Associação Provincial de Vela e Canoagem de Tete, garantiu ao nosso jornal que o desporto marítimo está a ter sucesso no Rio Zambeze na Albufeira de Cahora Bassa, na cidade de Tete e na vila de Mutara, por onde o grande rio passa.

Em dias festivos são promovidas provas das duas modalidades com elevada concorrência.

No rio Zambeze abundam crocodilos, razão pela qual poucos se atrevem em mergulhar nas suas águas, nem para um simples banho. Mas é nele que actividades desportivas de vela e canoagem vão ganhando rítmo.

“Sabemos da existência de crocodilos no Rio Zambeze. É por isso que na realização de qualquer que seja a competição de vela ou canoagem, solicitamos a colaboração da Marinha de Guerra, que com os seus barcos afugenta-os”, esclareceu-nos Gilberto Manico.

Apesar de não incomodados pelos crocodilos, os praticantes de vela e canoagem em Tete carecem de parcerias para mais e melhores competições.

“A nossa associação existe desde 2011. Está filiada na respectiva federação. Mas não tem tido parceiros patrocinadores das suas actividades. É por isso que ficamos à espera das datas festivas para competir. Nunca recebemos ajuda do Governo provincial. Recebemos apoio do município quando é a vez das festividades do dia da Cidade de Tete”.

Para desenvolver vela e canoagem é preciso ter embarcações específicas. Tete tem problemas na aquisição de tais embarcações.

“Temos problemas de embarcações. Queremos embarcações para facilitar  a prática de vela e canoagem a mais pessoas”, sublinhou o vice-presidente da associação provincial, do qual ficamos a saber que presidente é Manuel Hilário Bento.  

 

Você pode também gostar de:

Leave a Comment

Propriedade da Sociedade do Notícias, SA

Direcção, Redacção e Oficinas Rua Joe Slovo, 55 • C. Postal 327

Capa da semana