As obras de reabilitação do Campo do Ferroviário de Gondola, província de Manica, já terminaram, mas o seu uso só pode acontecer a partir do próximo ano, 2014. Neste momento decorre o processo de rega para o assentamento da relva natural.
A reabilitação daquela infra-estrutura desportiva enquadra-se nos planos do Governo, que visa transformar o local de Centro de Excelência, que l servirá para juntar os melhores atletas que forem descobertos nos jogos escolares, assim como nos torneios distritais daquela província.
Para permitir o seu funcionamento, haverá igualmente a construção de outras infra-estruturas, como centros de internamento para acomodar os atletas, assim como casas para os técnicos.
O director provincial da Juventude e Desportos, Arcídio Cossa, disse ao domingo que ainda não há previsão de quando é que o centro poderá entrar em funcionamento, por ainda haver tais obras de outras infra-estruturas, que incluem piscina olímpica e pista de atletismo.
Segundo Arcídio Cossa, fazem parte do complexo de Gondola um pavilhão para basquetebol, Ténis, Vólei, assim como futsal.
Arcídio Cossa, referiu que vai centro vai servir para massificar o desporto, “para além de permitir evitar o desperdício do talento que é descoberto na província, em várias modalidades.”