Início » ATLETISMO: Marínguè e Gorongosa eufóricos na Corrida pela Paz

ATLETISMO: Marínguè e Gorongosa eufóricos na Corrida pela Paz

Por admin

O dia 20 de Fevereiro foi diferente para a população residente do distrito de Maringue, província de Sofala, outrora bastião da Renamo, hoje terra a experimentar paz efectiva como o resto do país.

O dia amanheceu cedo para crianças, jovens e adultos, de ambos sexos, que agurdavam ansiosamente a comitiva da organização da “Corrida pela Paz”, que incluia, para além do presidente da Federação Moçambicana de Atletismo (FMA), Shefee Sidat, Meti Gondola, secretário-geral da Organização da Juventude Moçambicana (OJM), o qual, quis viver de perto aquilo que vinha ouvindo sobre o projecto, este que só falta escalar a província de Cabo Delgado.

À espera da comitiva, se encontrava o admnistrador de Maringue, Francisco Alberto Garifo, e quadros que compõem o governo local. A azáfama e alegria reinava nos rostos de cada moçambicano alí presente, sobretudo quando começou a distribuíção de camisetes da corrida.

Ninguém queria se ver excluído da “Corrida pela Paz”, mesmo fisicamente impossibilidade de participar nela.

Os cinco quilómetros de distância terão sido poucos, quer para os corredores, quer para os assistentes. Era como se pretende a paz para sempre.

Enfim, não havia tempo para mais, a corrida chegou ao fim, sem que todos transpirassem. Seguiram-se discursos e distribuíção de prémios, 3 mil meticais para Manuel Languitone Castelo, primeiro classificado, 2 mil meticais para Elias Tálio segundo lugar e mil meticais para Ramiro José, terceiro classificado, em masculinos. E com os mesmos valores para Albertina Mário, Eva Manuel Pita e Saquina Celestino, respectivamente, em famininos. Todos os dez primeiros classificados receberam  “kits” de material escolar

Foi bonito ver os apoiantes dos partidos Frelimo, Renamo e doutras organizações políticas juntos pela mesma causa, PAZ, numa terra cujo nome (Maringue), vinha sendo sinónimo de guerra, que, felizmente, lá também se julga que acabou.

O que aconteceu na sede do distrito de Maringue, já havia acontecido na Vila Municipal de Gorongaza, sede do distrito com mesmo nome, junto á Estrada Nacional Número Um. Essa terra, esse distrito, sempre tido palco das hostilidades militares entre os guerrilheiros da Renamo e as Forças de Defesa e Segurança de Moçambique.

Hoje também na expectativa da Paz efectiva, que o país procura atravéz do diálogo encabeçado pelo Presidente da República, Filipe Nyusi, e o líder da Renamo, Afonso Dhlakama. Alías, a chegada do atletismo em Maringue e Gorongoza, transportado pela gente de Maputo e Beira foi uma das maiores demostrações de esperança de que a paz efectica está próximoa e a guerra está acabando. Tudo por confirmar.

A mesma mensagem de não à guerra, sim à paz, transmitida pelo atletismo se verificou na vila sede do distrito de Milange, província Zambézia, no dia 22 de Fevereiro. É verdade, a vila Municipal de Milange párou para correr pela paz. Até os malawianos que por aí pulalam vendendo e comprando tudo, se renderam ao grande evento.

Não foi preciso declaração de tolerância de ponto, mas, momentaneamente os gabinetes, as lojas, as barracas e todos estabelecimentos aí instalados ficaram vazios, porque “todo mundo” queria ver a corrida. Foi o que aconteceu na cidade Municipal de Guruè, no dia do seu aniversário, 24 de Fevereiro.

Em Guruè, o número de participantes superou a espectativa dos organizadores da prova ao mesmo que quebrava o recorde até à altura pertencente ao distrito de Chibuto, em Gaza. Maís de mil participantes correram devidamente equipados. Toda gente queria correr, os que poderam cortar  a meta se julgaram vencedores. E ganhou o desporto.

Em Março próximo, a corrida vai escalar a província de Cabo Delgado nos distritos de Montepuez e Mueda, este último tido o berço da Luta Armada de Libertação Nacional. Maís detalhes sobre a organização e a realização deste projecto que iniciou dia 5 de Dezembro 2015, em Morrumbala, província da Zambézia, nas nossas próximas edições.

Manuel Meque
manuel.meque@snoticicas.co.mz

Você pode também gostar de:

Propriedade da Sociedade do Notícias, SA

Direcção, Redacção e Oficinas Rua Joe Slovo, 55 • C. Postal 327

Capa da semana